OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - UM CLICK NA LEITURA

MAILA CAMILA BENDER COSTA, MANUELA TEIXEIRA DA SILVA, FRANCIELE FÁTIMA BACCON, JULIANA THIESEN FUCHS, MARCELA FISCHER, MARIA ELISABETE BERSCH, KÁRI LÚCIA F RNECK, KÁRI LÚCIA F RNECK

Resumo


Introdução: A compreensão da leitura consiste no entendimento de um texto por meio da relação entre conhecimentos prévios do leitor e das pistas deixadas pelo autor do texto. A fim de que isso se dê de forma adequada, o leitor precisa realizar processamentos cognitivos, entendidos como estratégias de leitura, adequados às variáveis contextuais, ou seja, ser capaz de interagir com o texto e compreendê-lo. Entende-se por leitura o processamento cognitivo que o leitor realiza para chegar à compreensão, valendo-se de uma série de ferramentas de natureza cognitiva que o auxiliam a construir o sentido do texto por meio da capacidade de produção de um modelo situacional de compreensão. Percebe-se, entretanto, que muitos alunos chegam à Universidade sem terem desenvolvido as habilidades de leitura necessárias para produzir significativamente a compreensão do texto. Dados da OECD (2014), por exemplo, atestam que os alunos das escolas brasileiras não dominam estratégias de leitura que garantam a qualificação de suas habilidades de compreensão textual, especialmente no que dizem respeito à capacidade de inferir os sentidos do texto. A fim de contribuir para qualificação no ensino da leitura, está sendo desenvolvido o projeto de extensão O ensino de estratégias de leitura: propostas de intervenção por meio de objetos virtuais de aprendizagem, promovido pela Univates, pois se sabe que o uso de objetos virtuais de aprendizagem, como recurso didático para o ensino da leitura, tem sido difundido nos últimos anos, a fim de se ampliar a dimensão interativa entre aluno e professor, especialmente por tornar o trabalho pedagógico produtivo, lúdico e eficiente. Objetivos: Com esse projeto, objetiva-se produzir objetos virtuais de aprendizagem de estratégias da leitura, em que a compreensão da leitura estimule a inferenciação a partir da interação com diferentes gêneros textuais, os quais poderão ser aplicados em diferentes níveis de aprendizagem. Além disso, pretende-se enriquecer o trabalho docente e também desafiar os alunos a aperfeiçoarem a leitura no atual contexto tecnológico. Metodologia: O suporte prático envolve a elaboração de atividades de inferenciação, a partir de jogos virtuais devolvidos em softwares livres, como Hot Potatoes e JClick, que oportunizam diferentes formas de leitura, em especial, dando ênfase ao processo de aprendizagem a partir da elaboração de feedbacks explicativos. Num segundo momento, pretende-se torná-los acessíveis à comunidade escolar através da capacitação dos professores de língua portuguesa, por meio de duas edições da oficina Um Click na Leitura, nos meses de setembro e outubro, para a interação dos professores com esse recurso de aprendizagem. Resultados: Na presente etapa de execução do projeto, estão sendo produzidos os objetos virtuais de aprendizagem da leitura, com ênfase na produção de inferências tanto no nível lexical, quanto no nível sintático, semântico e pragmático. Também estão sendo organizadas as oficinas que acontecerão nos próximos meses, no intuito de instrumentalizar os professores com essas ferramentas tecnológicas. Conclusão: Além de enriquecer o trabalho docente e também desafiar os alunos a aprimorarem a leitura no atual contexto tecnológico, pretende-se contribuir para a qualificação do ensino da leitura.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.