PROJETO BIOCICLETA: TRANSFORMANDO CONCEITOS EM REALIDADE

MILENE INES VOGT, TANISE ETGES, TANIA BERNHARD, CÁSSIA ANDRADA DE PAULA

Resumo


INTRODUÇÃO: Atualmente, no Brasil, são descartadas cerca de 200 mil toneladas de lixo todos os dias, sobressaindo-se a produção e consumo de garrafas PET, produto químico feito à base de Polietileno Tereftalato, introduzido no Brasil em 1988. Ao ser reciclada, a embalagem PET mantém elevadas características técnicas que fazem dela um produto moderno e sustentável, pois contribui para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais não renováveis, gerando renda e dinamizando a indústria e a economia. Assim, o Programa UNISC-Escola, em parceria com a empresa ECOSAR, organiza e promove o 223Projeto Biocicleta224, desenvolvido junto às escolas de Santa Cruz do Sul e região, envolvendo estudantes e jovens para a formação de valores e qualidade de vida. OBJETIVOS:Trabalhar conceitos de Educação Ambiental, enfatizando os problemas gerados pela produção e acúmulo de lixo e, consequentemente, a importância da reciclagem e devida separação dos resíduos gerados diariamente, com alunos das escolas participantes do projeto, desenvolvendo-se o senso crítico e um olhar transformador. METODOLOGIA:Após o encerramento das inscrições, no dia 1° de maio, as 24 escolas inscritas receberam orientações sobre o desenvolvimento do projeto, através de uma visita feita pelo Programa UNISC-Escola. Cada escola recebeu 2 bags (grandes sacos para o armazenamento das garrafas PET), fornecidos pela ECOSAR, um para garrafas de refrigerante e água mineral e outro para os produtos de limpeza. A partir daí, cada uma das escolas é responsável por organizar a coleta com seus alunos, bem como eliminar os resíduos restantes, amassar as embalagens e acondiciona-las nos locais de armazenamento. A cada bag cheio, a empresa ECOSAR faz o recolhimento, deixando outro bag vazio na escola. O material é pesado e os dados são tabelados. Ao totalizar mil Kg de PET, a escola receberá a sua BIOCICLETA. Além disso, são realizadas ações de conscientização ambiental nas escolas participantes. RESULTADOS:A Biocicleta é um projeto de grande importância, pois nos dá uma esperança diante da ameaça do planeta, de que os resíduos jogados fora diariamente e que permanecem na natureza por milhares de anos, podem sim, serem recolhidos e transformados em algo durável, deixando de ser 223apenas224 resíduos poluidores. O processo de fabricação dos quadros das biocicletas consiste em coletar os materiais PET (que não precisam ser lavados) e encaminhá-los a uma empresa responsável pela moagem e transformação do PET em resina reciclada que, por sua vez, será utilizada na fabricação dos quadros. Esse processo é considerado ecologicamente correto, pois não utiliza minérios de ferro e bauxita, diminui o efeito estufa por não emitir CO² e não precisa de pintura (pois a cor é injetada no momento da fabricação). Em uma contagem parcial, realizada no início do mês de agosto, foi possível confirmar que, em apenas três meses de projeto, as 24 escolas inscritas arrecadaram, juntas, mais de 4 toneladas de garrafas PET. CONCLUSÃO: As ações planejadas e desenvolvidas pelo Programa UNISC-Escola, juntamente com seus parceiros, mediante metodologias participativas, desenvolve um trabalho focado na constituição de parcerias entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, aproximando a comunidade e contribuindo para a formação de educadores ambientais, que serão, por sua vez, multiplicadores.


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