CONSTRUINDO CAMINHOS: INTERDISCIPLINARIDADE E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA PROPOSTA DO VICOM.

CAROLINE DA ROSA COUTO, JOICE MICHELE OHLWEILER, IURI JOAO AZEREDO, PAULA CAMBOIM SILVA DE ALMEIDA, MAIARA CONRAD DANIEL, PRISCILA SILVA FROEHLICH, GRACIELA NEGRINI

Resumo


Introdução: o Projeto Vivências de Imersão Comunitária (VICom) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é uma proposta que surge a partir dos estudantes vinculados a outros dispositivos, como o Projeto Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), na perspectiva de aproximar a formação das reais necessidades comunitárias. Foi desenvolvido como alternativa para estudantes que se preocupam com uma vivência no cenário prático de suas atividades. Uma das outras referências do VICom é o Projeto Rondon, criado em 1967 sob o regime militar que governava o Brasil, foi extinto em 1989 e retomado desde 2005, ainda se vinculando ao Ministério da Defesa, mas diferente da atuação nacional em comunidades distantes do Rio Grande do Sul, o projeto da Unisc busca não se afastar das comunidades das áreas de sua abrangência geográfica, cumprindo assim mais uma das suas funções de entidade dedicada ao desenvolvimento regional, sempre em parceria com órgãos públicos e comunitários diversos, com o protagonismo da população local. Objetivo: nesse sentido, o VICom é uma iniciativa de inserção comunitária intensiva da Universidade, que busca despertar potencialidades comunitárias para a superação de adversidades nas áreas social, cultural e econômica, englobando todas os seus campos de atuação e cursos. Nessa primeira edição do VICom, que se pretende um programa institucional em implementação gradativa, nossas ações se vinculam ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mais especificamente a Itati, município de economia rural, situado na Rota do Sol, entre a Serra e o Litoral gaúchos. Metodologia: propõe-se uma série de atividades realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal da localidade, entidades comunitárias, órgãos públicos, envolvendo também a coordenação do campus da Unisc no Litoral Norte, sediado em Capão da Canoa. 240O projeto se apresenta com um caráter reflexivo-vivencial, cumprindo-se em três etapas: primeira, a escolha do município, contemplando uma visita precursora a este, para reconhecimento do mesmo e das autoridades; em uma segunda etapa, a imersão de quatro dias, realizando diagnósticos para as futuras propostas de ações e para a aproximação do grupo de estudantes com a rotina das comunidades, modo de vida das pessoas e a verificação de limitações e potencialidades do município; terceira etapa, uma imersão de 15 dias, prevista para o mês de janeiro de 2015, visando o desenvolvimento de ações diversas junto à população local, considerando a importância de se configurar espaços de construção coletiva de conhecimento. Resultados e conclusões: a ideia de construir um projeto a partir da demanda estudantil, em uma relação horizontal com a população envolvida, destaca o protagonismo dos(as) acadêmicos(as) da Unisc, junto com a proposta de interdisciplinaridade, sendo uma das diretrizes do VICom. A articulação à extensão universitária oportuniza aos estudantes propor e experienciar diretamente situações extracurriculares, cujas vivências impactam na futura atuação do profissional, engendrando processos que se refletem na formação acadêmica, desconstruindo diversos pré-conceitos e formando novas ideias sobre a realidade, possibilitando o fortalecimento e a solidificação de políticas públicas e do protagonismo comunitário.



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