INSERÇÃO DOS ADOLESCENTES DO PROJETO SEMEAR AMIGOS NO MERCADO DE TABALHO
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de apresentar uma das atividades desenvolvidas no Projeto Semear Amigos (projeto de extensão desenvolvido pela UNISC, em parceria com o Instituto Pioneer Semear Amigos e a prefeitura municipal de Santa Cruz do Sul), no bairro Santa Vitória, com foco aos Adolescentes, com idades entre 14 a 15 anos, desenvolvido no primeiro semestre de 2014, sendo um encontro mensal. O Serviço Social, consciente de seu papel contributivo para o exercício da cidadania na comunidade em que está inserido, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social da comunidade, questionou os adolescentes a fim de sabermos o que interessaria ao grupo, eles solicitaram que fosse lhes trazidos a inserção do jovem no mercado de trabalho, porém, conversando com os mesmos descobriu-se que o grupo ainda não portava os documentos pessoais básicos para que essa inserção ocorresse. Desse modo, pesquisamos e trouxemos acerca do que a lei assegura referente a esse assunto: com base no artigo 227 da Constituição de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069, de 13 de julho de 1990): 223É assegurado às crianças e adolescentes brasileiros todos os direitos e deveres inerentes à pessoa humana, especialmente as oportunidades e facilidades para que se desenvolvam física, mental, moral, espiritual e socialmente em condições, crianças, indivíduos entre zero e doze anos e adolescentes, aqueles que se incluem na faixa etária de doze a dezoito anos. No caso do adolescente trabalhar, na condição de aprendiz, tendo assegurados horário de escola, direitos trabalhistas e previdenciários.224 Auxiliamos os adolescentes a providenciarem os documentos necessários e em seguida contatamos com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) solicitando uma palestra sobre a inserção do jovem no mercado de trabalho. Na palestra, foi mencionada a idade e escolaridade necessárias para que o adolescente possa ingressar no programa, bem como dicas de comportamento em entrevista de primeiro emprego e, a importância de fazer cursos buscando capacitação e conhecimento. A partir disso, com nosso auxílio, os adolescentes fizeram seus próprios currículos que, posteriormente os encaminhamos ao CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Supermercado Miller. Verificou-se também que, a partir da palestra do SENAC, os jovens foram instigados na busca de novos conhecimentos, pois solicitaram que trouxéssemos, ao grupo, a possibilidade de cursos profissionalizantes e de idiomas. Atendendo ao pedido, contatamos com escolas técnicas e de idiomas. Notamos grande entusiasmo, da parte dos adolescentes, em relação à vontade de serem inseridos no âmbito empregatício, e isso nos motiva a continuar acreditando em futuro melhor, onde todos exercem seus direitos com igualdade social.
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