INFORMÁTICA - ENSINO DE PROGRAMAÇÃO E A CONSTRUÇÂO DO CONHECIMENTO

MARCIA ELENA JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ, VIVIANE MULLER LAWISCH ALVES, LUIS ARTUR FERREIRA DA SILVA

Resumo


A educação na escola recebe incentivos de várias outras áreas e tem sofrido transformações com os avanços tecnológicos. Neste sentido, a informática tem contribuído enormemente na formação dos alunos da Educação Básica. A fim de melhor compreender o panorama atual da educação, as alterações propostas e de que forma a informática pode contribuir na educação, foram realizados estudos por meio de revisão bibliográfica, observação de aulas e aulas compartilhadas com professoras titulares de turmas do Ensino Fundamental durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Computação IV. Estas atividades constituíram oportunidades fundamentais na socialização do estagiário com a comunidade escolar, sobretudo no que se refere à utilização de ferramentas tecnológicas, em especial o computador, as quais auxiliam na construção do conhecimento de uma forma mais efetiva e significativa, despertando o interesse dos alunos. Neste contexto, se encontra a ideia construtivista de Piaget (2007), de que a aprendizagem ocorre quando a pessoa estabelece relações com o objeto de conhecimento e procura atender as suas necessidades de aprendizagem. Igualmente se enquadra a abordagem que Papert (2008), denominou de construcionista, pela qual o aprendiz constrói o seu conhecimento por meio do computador. Das experiências de estágio pode-se observar que o conhecimento construído em uma universidade aliado à observação da realidade vivenciada pelas comunidades escolares possibilita a formação de profissionais críticos e os motiva a contribuir para melhorias sócioeducacionais. Outro fator a se ressaltar é que observando outros educadores pode-se ter uma noção da metodologia e recursos a serem utilizados para a construção do conhecimento de forma mais prazerosa aos alunos.240 Foi possivel comparar e relacionar as teorias elencadas por pesquisadores como Jean Piaget, Papert, Gardner, Perrenoud, Tajra, Hoffmann dentre outros autores citados na fundamentação teórica do relatório de estágio com a realidade observada na comunidade escolar. Nas atividades praticas foram desenvolvidos conceitos relacionados à programação, utilizando-se como base a ferramenta disponível pela Code.org©, instituição sem fins lucrativos que promove atividades para o ensino de Ciências da Computação, especialmente o ensino de programação. Assim sendo, pode-se afirmar com base nos resultados alcançados pela pesquisa, que se faz necessária uma valorização da educação como meio de se alterar o panorama social, promovendo a igualdade entre as diferentes camadas sociais, devendo ser objetivada as alterações no modelo educacional vigente. Por fim, ao se elaborar o relatório de estágio foi possível observar o quanto se torna necessária à busca pelo conhecimento teórico, aliado as experiências no ambiente escolar, para que se possa tornar mais significativo o conhecimento adquirido no meio acadêmico, sendo possível afirmar que os trabalhos desenvolvidos e o conhecimento construido na Disciplina de Estágio Supervisionado em Computação IV certamente servirão de base para o desenvolvimento de trabalhos futuros.


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