BINGO QUÍMICO

CEZAR AUGUSTO DE MELLO, MARTA BARCELLOS DOS SANTOS, MONICA BEATRIZ PREUSS, NADIA DE MONTE BACCAR, ANA LUCIA BECKER ROHLFES

Resumo


Introdução: O processo de Ensino-Aprendizagem está constantemente aperfeiçoando seus métodos de ensino para que ocorra uma melhoria na qualidade da educação. As atividades lúdicas vêm cada vez mais ganhando destaque como um método alternativo para complementar a prática pedagógica, contribuindo, desta forma, para o aprendizado do aluno, uma vez que possibilita ao educador o preparo de aulas dinâmicas. O termo lúdico, etimologicamente, é derivado do latim 223ludus224 que significa jogo, e que se refere à função de divertir-se, brincar de forma livre e individual ou coletivamente, de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência. A atividade lúdica mais trabalhada atualmente nas escolas pelos professores é o jogo, que origina do latim 223iocus224 e significa brincadeira, divertimento. Os jogos lúdicos estimulam a vontade de aprender do aluno e seu interesse pelo conteúdo, possibilitam uma aprendizagem sadia do tema que foi proposto e incitam o aluno a ser pensador, questionador e não um mero repetidor de informações. Objetivos: A atividade proposta aos alunos da 8ª série (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias foi a elaboração de um bingo químico, objetivando contribuir, de uma maneira divertida, para a familiarização dos alunos com a tabela periódica, bem como estimular a memorização dos nomes e símbolos dos elementos químicos e também ajudar o aluno a localizar o período e a família dos elementos da tabela periódica. Metodologia: Para a execução do jogo foram utilizadas bolinhas de isopor identificadas com o nome dos elementos químicos, seu número atômico e sua respectiva família e período; cartelas com os símbolos dos elementos e grãos de feijão para marcar o elemento na cartela. As regras e estratégias do jogo foram as mesmas utilizadas em um jogo de bingo tradicional onde cada aluno/jogador precisa identificar os elementos químicos corretamente e marcar na cartela para completar o jogo, sendo uma cartela para cada aluno. Foram retiradas as bolinhas de isopor de um saco e 223cantado224 o nome da família e o período, dizendo se é um metal ou um gás, e em seguida, quando necessário, o nome do elemento. O vencedor foi aquele que primeiro completou a cartela, gritando a palavra BINGO. Resultados e conclusão: Em relação ao uso do jogo em sala de aula, notou-se que a variante proposta é uma eficiente alternativa para trabalhar a classificação dos elementos químicos, notando-se uma visível melhora no aspecto disciplinar com um envolvimento maior entre alunos, professor e pibidianos, havendo divertimento e construção do conhecimento e fortificação de laços afetivos entre bolsistas, docente e alunos. Palavras chave: jogos lúdicos, bingo, elementos químicos, tabela periódica.


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