INCIDÊNCIA DOS COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS E EXPRESSÕES FACIAIS SOBRE O APRENDIZADO
Resumo
O aprendizado, por um longo período de tempo, contou somente com a razão como base para seu desenvolvimento, contudo estudos comprovam que a emoção é parte essencial para o aprendizado. Sistemas computacionais compreendem, hoje, recursos para auxiliar no reconhecimento de emoções em seres humanos, através do comportamento observável e do reconhecimento de expressões faciais, por exemplo. Neste sentido, o tema desta pesquisa refere-se ao reconhecimento de expressões faciais e de comportamentos observáveis de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O objetivo é desenvolver um modelo computacional que combine as emoções reconhecidas através das expressões faciais, que serão capturadas pelo software FaceReader, juntamente com as ações do estudante durante interação com o AVA. As emoções verificadas serão as de alegria, desgosto, medo, raiva, surpresa e tristeza, que são as emoções básicas definidas por Paul Ekman, além do estado neutro. Após a emoção reconhecida, será criado um módulo computacional, com o uso de redes neurais artificiais, que será utilizado para inferir se o estado afetivo do estudante é positivo, negativo ou neutro para o seu aprendizado. Considera-se que, em sala de aula, os professores interagem com os estudantes e observam estas diferenças emocionais pelas capacidades humanas de reconhecimento de emoções, porém, quando não há este contato, como em ambientes virtuais de aprendizagem, precisam-se encontrar métodos para reconhecer estas emoções através de modelos computacionais. Foram realizados estudos de trabalhos relacionados a métodos de reconhecimento de expressões faciais, comportamentos observáveis, sinais fisiológicos, postura corporal e ao aprendizado com emoções. A validação será realizada com estudantes do ensino fundamental de escolas da região do Vale do Rio Pardo para coletar informações necessárias para a criação deste módulo computacional de reconhecimento de emoções. O conteúdo a ser trabalhado terá como temática a Coleta Seletiva e Compostagem. A tarefa de desenvolver software para reconhecimento de emoções não é simples, pois abrange diferentes áreas, como Computação, Neurologia e Psicologia. Por isso, foram estudados os principais modelos e teorias de emoções e os principais métodos para realizar o reconhecimento de emoções computacionalmente para, então, começar o desenvolvimento da Rede Neural Artificial para inferir o aprendizado do estudante a partir de sua expressão facial e comportamentos observáveis.
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