A QUÍMICA NO COTIDIANO EXPLORADA NO PROGRAMA PIBID-QUÍMICA UNISC-CAPES

CAROLINE MACHADO DA SILVA, NÁDIA DE MONTE BACCAR, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO, ANA LUCIA BECKER ROHLFES

Resumo


Introdução: Na Escola Estadual de Estado de Goiás em Santa Cruz do Sul, veio a acontecer uma atividade que teve como público alvo os alunos de terceiro ano do ensino médio e aborda conteúdos sobre ácidos e bases. Devido à dificuldade dos alunos em relacionar a química ao cotidiano, foi proposta a realização de um experimento empregando produtos industrializados que são utilizados no dia a dia, tais como: pasta de dente, vinagre, sabão em pó, entre outros, objetivando reconhecer, entre os produtos, quais são classificados como ácidos e quais, como bases. Metodologia: Para inferir sobre o pH destes produtos, foram empregados extrato de repolho roxo, fenolftaleína e fitas indicadoras universais. Ao adicionarmos o repolho roxo, que é um indicador ácido-base à solução, este passa a mudar sua cor permitindo analisarmos sua basicidade ou acidez e, com uma fita indicadora podemos analisar pH que a solução apresenta, variando de 0-14, sendo que pH acima de 7 possui características básicas, pH inferior a 7 ácidas e pH igual a 7 o meio é neutro. Além do repolho, foi utilizado o indicador fenolftaleína em meio básico cor rosada e em meio ácido incolor. Após explicados os procedimentos, os alunos foram divididos em dois grupos, em que um realizaria a prática com a solução indicadora de fenolftaleína e o outro com o extrato de repolho roxo, atentando para alteração ou não na cor do meio. Resultados: Em seguida, após observar atenciosamente a alteração na coloração foram levantados questionamentos como o porquê isso veio a ocorrer e também da importância da Química no dia a dia e o quão presente ela é em nossas vidas, o que levou os alunos a refletirem e discutirem sobre o assunto fazendo com que a aula tenha atingido o objetivo, de ver a Química nos produtos estudados. Logo após as discussões, foi explanado no quadro os motivos da mudança de coloração e as respectivas constatações. Para ilustrar foram mostradas as equações químicas que exemplificam ácidos e bases de Arrhënius. Ao final das atividades experimentais foram aplicados exercícios envolvendo questões tipo vestibular finalizando a aula. Conclusões: Aulas práticas, auxiliam o aluno a entender com clareza a teoria e rompem com a inércia de 240aulas apenas aulas teóricas,240 determinando mais atenção dos alunos, possibilitando a interação com as atividades, despertando interesse e facilitando o entendimento dos fenômenos. Em síntese, pode-se dizer que a atividade teve resultados muito significantes para os discentes, pois atingiu o objetivo de fazer com que os estudantes reconhecessem a Química como integrante de seu cotidiano e também de reforçar conteúdos até então estudados apenas na teoria que certamente irá auxiliá-los nas provas do ENEM e ou no vestibular. Palavras-chave: pH, ácido-base, indicadores, equações, experimento.


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