O JOGO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU

FABIANE FISCHER FIGUEIREDO, FLAVIA CHEMIN MARTINI

Resumo


O jogo e a resolução de problemas na Matemática, quando associados, podem contribuir para a aprendizagem do aluno uma vez que o desafiam e o motivam a pensar e a cumprir o objetivo de vencer o jogo e resolver o problema (GRANDO, 1995). Para atingir esse objetivo, o aluno precisa dominar, conhecer e 223[...] compreender todos os aspectos envolvidos na ação e, portanto, produzir conhecimento224240 (GRANDO, 1995, p. 77). Diante dessas considerações, apresentamos uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida nas disciplinas de Pesquisa no Ensino de Matemática I e II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). No decorrer da pesquisa buscamos investigar como os jogos envolvendo a resolução de problemas podem contribuir para o ensino e a aprendizagem de Equações do 1º grau. Para atingir esse objetivo, foi construído pela licencianda o jogo de baralho 223Equacionando224, que apresentou cartas com problemas que os alunos poderiam encontrar em outras cartas e as frases matemáticas com a linguagem algébrica correspondente, assim como, também, poderiam encontrar em outras cartas as soluções para os problemas e frases matemáticas. A introdução de jogos como estratégia de ensino aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que apresenta excelentes resultados, pois cria situações que permitem aos alunos desenvolver métodos de resolução de problemas, estimula a sua criatividade num ambiente desafiador e ao mesmo tempo gerador de motivação, que é um dos grandes desafios aos professores que procuram dar significado aos conteúdos desenvolvidos. Tendo o aluno que desenvolver e aprimorar as habilidades que compõem o raciocínio lógico, cabe ao professor à oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja benéfica, propiciando momentos de interação entre alunos e professor, como trocas de experiências e discussões. 240A aplicação ocorreu em uma turma de alunos do 9º ano de uma Escola Estadual do município de Boqueirão do Leão-RS, em que a licencianda teve a oportunidade de orientá-los no decorrer do jogo e contribuir com a aprendizagem. Dessa forma, podemos constatar que a associação das perspectivas de jogos e a resolução de problemas contribuem para o ensino e a aprendizagem de Equações do 1º grau, uma vez que os alunos puderam, de forma lúdica, aprimorar estratégias de jogo com as de resolução dos problemas propostos, bem como esses processos de resolução permitiram a representação em linguagem algébrica. REFERÊNCIA:240 GRANDO, Regina Célia. O jogo e as suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação, subárea: Matemática) 226 UNICAMP, Campinas, 1995. 240


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