TEORIA E PRÁTICA COMO METÓDO PARA A ASSIMILAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

ITALO DE FREITAS ANDRADE, MIREILA BEHLING, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO, ANA LUCIA BECKER ROHLFES, NÁDIA DE MONTE BACCAR

Resumo


Introdução: A educação rio-grandense vem passando por um período de muitas mudanças em busca de uma melhor qualidade do ensino para a formação de cidadãos críticos e pensantes. Para isso o governo estadual implantou o ensino médio politécnico. Juntamente com este, veio à interdisciplinaridade, como nova metodologia de ensino. Para complementação e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas em sala de aula foram introduzidos os princípios Norteadores do Ensino Médio Politécnico, que consistem em aliar teoria, prática e pesquisa,devendo servir como pilares básicos para a formação do conhecimento. Tendo em vista esta nova metodologia de ensino, os bolsistas PIBID-QUÍMICA/UNISC, da Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröehlichde Santa Cruz do Sul, atuaram sob forma de intervenções em sala de aula. Objetivos: Para esta finalidade resolveu-se trabalhar com aulas experimentais ligadas ao conteúdo visto em sala de aula, tendo como meta a junção entre teoria e prática, para uma melhor síntese dos conteúdos abordados pelo professor titular. As práticas realizadasforam a respeito dos conteúdos misturas, separação de misturas e densidade. Os experimentos foram realizados logo após a aula teórica ministrada pelo professor titular da classe. Metodologia: Já com os alunos alocados no laboratório de ciências, após apresentação dos materiais necessários para a realização das práticas, solicitou-se que um voluntário preparasse uma mistura heterogênea. Logo após, o mesmo foi questionado como poderia ser feita a separação desta mistura. A prática seguinte consistiuna preparação de uma mistura homogênea. Logo após,foi apresentado aos alunos mais alguns tipos de misturas e pediu-se que eles as identificassem. A segunda atividade foi a respeito das diferentes densidades dos materiais. Na primeira prática colocou-se em uma proveta, com cuidado, água com sal de cozinha (NaCl) e água com açúcar, vertendo vagarosamente para que as mesmas não se misturassem. Em seguida, os alunos foram questionados sobre o que ocorreria caso naftalina fosse colocada dentro da proveta. Para surpresa dos alunos, a naftalina ficou exatamente no meio das soluções. Isso ocorreu porque a naftalina é mais densa que a água com sal e menos densa que a água com açúcar. A segunda prática constituiu-se em uma proveta grande contendo óleo de cozinha onde foram colocadas duas pedras de gelo, uma vermelha e outra azul. Solicitou- se que os alunos observassem o que acontecia e, ao término, foram questionados o porquê deste fenômeno. Resultados:Como principal resultado percebeu-se uma melhor assimilação dos conceitos trabalhados em sala de aula devido ao fato de se passar do abstrato ao concreto, possibilitando ao aluno maior assimilação do conteúdo trabalhado teoricamente. Além disso, os alunos apresentaram um excelente desempenho nas práticas apresentadas, respondendo corretamente praticamente todos os questionamentos. Conclusão: Pode-se perceber que este tipo de metodologia onde se alia a teoria e prática em sala de aula gera excelentes resultados, tendo em vista quetodos os alunos presentes demostraram grande participação e interesse com esta proposta, conseguindo identificar na prática os conceitos trabalhados em aula, contribuindo e facilitando a compreensão dos mesmos, já que trabalhar com objetos concretos e com a visualização torna as atividades mais atrativas aos alunos, facilitando a construção do conhecimento.


Palavras chaves: misturas, densidade, experimentação.


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