OFICINAS DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 226 EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE FÍSICA DO PIBID- UNISC.

CARLA CRISTINA KLEIN CREMONESE, DAIANE DE BARROS LOPES, JOAO LUCIO PACHECO, CLAUDIA MENDES MAHLMANN

Resumo


Introdução: Nos dias atuais, a necessidade de um ambiente propício à aprendizagem se faz além da sala de aula, sendo que as oficinas pedagógicas oferecidas pelos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID UNISC vêm como parte integrante neste processo. É com este pensamento que o presente trabalho aborda experiências construídas a partir de práticas elaboradas em escolas públicas, por meio de oficinas de aprendizagem. A finalidade das oficinas é ir além do trivial, promover um ambiente de ensino-aprendizagem mais dinâmico, atrativo e desafiador, criar um ambiente de ação e reflexão sobre os conhecimentos físicos. Este tipo de proposta prevê também um maior envolvimento do aluno e incentivo ao interesse em aprender e vivenciar novas experiências. Objetivo: Propiciar momentos diferenciados aos da sala de aula tradicional visando complementar o estudo de Física no ensino fundamental e médio. Metodologia: No primeiro semestre de 2014 foram atendidos 24 alunos de três turmas: 9° ano do ensino fundamental, 1° e 3° anos do ensino médio. Neste período foram abordados os seguintes eixos temáticos: velocidade média, aceleração, eletrostática e eletrodinâmica através de debates, rodas de conversa, montagem de experimentos como labirinto elétrico, motor elétrico, motor homopolar, atividades práticas sobre velocidade e aceleração. As oficinas foram realizadas no turno oposto ao das aulas, e os alunos foram convidados a participar. Estes encontros tiveram duração de duas horas semanais para cada grupo de uma mesmo ano ou série. As atividades foram desenvolvidas e discutidas com os grupos. Resultados: Nesta relação de interatividade pôde-se observar nas escolas de atuação que a indisciplina dos estudantes coloca-se como o grande empecilho na construção de seu conhecimento. A escola, enquanto oportunizadora de ambientes de aprendizagem, emperra seu trabalho nas imensas dificuldades estabelecidas pelos próprios alunos e pelo sistema atual de ensino. O número de aulas semanais da área de Física impede que o professor desenvolva de forma teórica e prática os conteúdos que devem ser trabalhados. As atividades desenvolvidas trouxeram aos alunos a oportunidade de relacionar a teoria trabalhada em sala de aula com o seu cotidiano, de maneira prática e diversificada. Conclusão: As oficinas oportunizadas nas escolas estabeleceram um diálogo interativo com os alunos, trazendo à tona seus anseios, suas dúvidas, sendo de grande valia para satisfazê-los. Desta forma pode-se assim concluir que a metodologia utilizada em sala de aula não mais satisfaz o estudante, pois o que240se240entendia ontem sobre educação240pode não mais240ser válido hoje, o estudante da atualidade desenvolve com facilidade a capacidade de descobrir, é ativo na construção da aprendizagem, busca conhecimentos além da sala de aula, possui uma visão globalizada, tem argumentos coerentes e visão crítica sobre os métodos de ensino. A mudança é inevitável e os métodos precisam ser modificados para a educação evoluir.


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