SOFTWARES EDUCACIONAIS APLICADOS AO ENSINO DAS CIÊNCIAS EXATAS

HENRIQUE SCALCON BRANCHIER, ADRIANA BELMONTE BERGMANN, MARIA MADALENA DULLIUS

Resumo


Ensinar Matemática ou Física é desenvolver o raciocínio lógico, estimular a criatividade e a capacidade de resolver problemas, assim como procurar alternativas para aumentar a motivação pela aprendizagem dos estudantes em sala de aula. O uso da tecnologia amplia as possibilidades de aprendizado e o trabalho colaborativo entre os estudantes e professores, e entre os próprios estudantes integrando softwares educacionais a metodologias pedagógicas que ajudam a desenvolver os conceitos dessa ciência e dar suporte ao professor em sala de aula. Neste contexto, é necessário avaliar as potencialidades e limitações do uso de algumas ferramentas no ensino, via tecnologias existentes, oportunizando a motivação e apropriação do conteúdo estudado. Essa associação entre ensino e recursos computacionais permite aos jovens explorar conceitos e construir conhecimento de forma mais atrativa e diversificada, tornando ainda o aprendizado da matemática e da física uma atividade prazerosa e criativa. De acordo com esta reflexão, o projeto de extensão 223Explorando Aplicativos Matemáticos e Físicos com Alunos da Educação Básica224, desenvolvido no Centro Universitário Univates, em Lajeado-RS, visa proporcionar aos alunos da região do Vale do Taquari a integração no contexto tecnológico e aos professores acesso a ferramentas importantes para qualificar seu fazer pedagógico, desenvolvendo atividades de Matemática e Física usando recursos computacionais, lembrando que as ciências exatas permitem inúmeras oportunidades de analisar e refletir sobre questões do cotidiano, como controlar as finanças pessoais e até preparar refeições. As atividades do projeto são realizadas em três etapas: divulgação do projeto para as escolas, via contato telefônico ou e-mail, além de distribuição de folders e divulgação na rádio da Universidade; preparação do material a ser abordado e agendamento das datas para recebimento das turmas na Univates. Estes atendimentos são ministrados por bolsistas e supervisionados pelo professor da turma. As atividades são destinadas a alunos do ensino fundamental e médio, nas quais o conteúdo repassado pelos bolsistas é um complemento à teoria trabalhada pelo professor em sala de aula. Em 2013 foram atendidos 192 estudantes de sete escolas diferentes e para 2014 o objetivo é envolver escolas que ainda não conhecem o projeto, além de continuar atendendo às demais, possibilitando maior disseminação da proposta. O projeto entende que as ciências exatas vinculadas às tecnologias ainda são um grande desafio na formação dos alunos. Se o professor não vivenciou os avanços tecnológicos em sua formação, precisa estar aberto ao estudo e à pesquisa, tendo em vista que os alunos vivenciam a tecnologia a todo o momento no dia a dia.


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