ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE A RELAÇÃO DO PROJETO REINVENTAR E O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM ESCOLAS DE SANTA CRUZ DO SUL

JOAO EDUARDO DE MAGALHAES SALVADOR, LEONARDO BERTOLIN FURSTENAU, THAIZA KITTEL POHLMANN, THEODORO FLORES CARDOSO, ÍTALO POLICENA , LIANE MAHLMANN KIPPER, JORGE ANDRE RIBAS MORAES

Resumo


Sabe-se que a economia do Brasil vem sofrendo graves problemas em função da falta de investimentos no setor da educação, bem como pela baixa qualidade na formação de profissionais qualificados de todas as áreas. Esta problemática é observada pela fragilidade com que o sistema educacional prepara os jovens para o mercado de trabalho e com a dificuldade de encontrar alunos aptos a ingressar em cursos de licenciatura. A realidade da educação brasileira tem instigado profissionais de várias áreas do ensino a refletirem sobre a eficiência dos métodos pedagógicos utilizados em sala de aula. Assim, a partir desta problemática é que o Projeto Reinventar foi criado, e vem sendo desenvolvido desde 2013 no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos do curso de Engenharia de Produção, localizado no prédio 51 do campus da UNISC. Um dos objetivos do projeto é introduzir alunos do ensino médio e fundamental em um ambiente propício à experimentação, com montagens de kits importados da Alemanha, bem como auxiliar as escolas a cumprirem suas propostas educacionais, estimulando as aptidões dos jovens, como o trabalho em equipe, liderança, empreendedorismo e motivação pelos estudos ligados à ciência e tecnologia. Para tanto, este trabalho tem o propósito de analisar se as atividades desenvolvidas com os alunos de escolas particulares da cidade estão auxiliando nas propostas educacionais das escolas Mauá e Educar-se, apoiadoras deste projeto. A metodologia utilizada para se evidenciar os resultados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e registro de depoimentos dos alunos que iniciaram as oficinas do Projeto Reinventar no ano de 2013 e que continuam participando do projeto no módulo avançado. Dentre os resultados encontrados até o momento destaca-se que 90% dos alunos do módulo avançado vêm notando um aprimoramento no seu raciocínio lógico. Na opinião destes alunos, isto é, devido aos problemas matemáticos e físicos resolvidos durante as atividades realizadas no Projeto Reinventar é que este aprimoramento ocorre. Outra informação advinda destes depoimentos é que eles aprovam a forma com que os conteúdos estão sendo abordados, principalmente porque consideram que é a prática uma forma mais fácil de aprender algumas questões, sejam elas ligadas a problemas do dia a dia ou assuntos complexos relacionados à Engenharia. Evidencia-se também que a partir dos kits montados pelos estudantes, é percebido, pelos entrevistados, que foi alcançado o principal objetivo do projeto, o de desenvolver habilidades em engenharia. Observou-se também que os alunos do módulo avançado identificaram-se profundamente com essa área, pretendendo escolher algum curso desse ramo profissional quando prestarem o concurso vestibular. Espera-se que cada vez mais este projeto de extensão ajude a despertar a vocação para a formação de futuros engenheiros, diferenciados e com maior facilidade de aprendizagem na área das ciências exatas. É intenção da equipe atuante neste projeto, que ele seja um exemplo de método educativo lúdico, buscando de forma inovadora e eficiente facilitar o entendimento dos conteúdos necessários para o aprimoramento de uma base sólida na formação de futuros cientistas e engenheiros.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.