UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO MEIO DE PROMOVER O APRENDIZADO DE ENGENHARIA NOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DE SANTA CRUZ DO SUL - RS

LEONARDO BERTOLIN FURSTENAU, THAIZA KITTEL POHLMANN, THEODORO FLORES CARDOSO, CÁSSIO DENIS LIVEIRA, LIANE MAHLMANN KIPPER, JORGE ANDRE RIBAS MORAES

Resumo


Sabe-se que poucos são os alunos que ao ingressarem em um curso de engenharia têm algum conhecimento sobre ciência e tecnologia. No Brasil, dificillmente observa-se incentivo de projetos extracurriculares nas escolas com temas relacionados à robótica educacional. Analisando esta problemática é que foi criado o projeto de extensão denominado Reinventar, o qual tem como objetivo introduzir alunos do ensino médio e fundamental em um ambiente propício à experimentação. Através dele, os alunos aprendem diversos conceitos, que vão desde fenômenos físicos até lógica de programação e algoritmos a partir da montagem de kits da empresa Fischertechnik. A ideologia sobre a qual o projeto foi construído consiste em estimular o desenvolvimento de características aos estudantes que participam do projeto como o trabalho em equipe, a criatividade, a cidadania, bem como instigar a sede dos jovens por conhecimentos ligados à tecnologia, motivando o gosto pela ciência. Esse ano, o projeto tem como uma de suas metas o uso de processos de automação industrial em montagens de kits e sincronizá-los, a fim de simular uma célula de manufatura que, por sua vez, possibilitará 240o desenvolvimento de conhecimentos básicos de engenharia junto aos alunos, como elementos de máquinas, princípios físicos e lógica de programação, com o intuito de despertar um maior interesse dos mesmos pela ciência e pela tecnologia. Nas aulas práticas, utilizando o método de tentativa e erro, os alunos descobrirão o conhecimento que envolve a célula de manufatura, pois terão que resgatar diversas ferramentas do software dos kits, previamente aprendidas por eles ao longo do ano, que serão essenciais para o funcionamento e sincronia. A parte física da célula é dividida em três partes, sendo que para cada turma com seis alunos, serão formadas três duplas. Será proposto um desafio para a turma em que cada dupla deverá fazer com que sua parte funcione para que, quando testada de forma conjunta, haja sincronismo em todos os processos da célula de manufatura. Nesta proposta de ensino percebe-se que também são estimulados conhecimentos 240relacionados às disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Desta forma, pode-se afirmar que o projeto está agregando conhecimentos relacionados ao nivel superior em alunos do ensino fundamental e médio, de maneira prática e intuitiva, o qual será um fator determinante para que eles possam compreender a relação que existe entre teoria e prática das disciplinas de ciências exatas, tanto na escola quanto, futuramente, no meio acadêmico. Espera-se que, por meio desta ação que os bolsistas estão desenvolvendo, seja possível aguçar a curiosidade dos jovens estudantes do ensino fundamental e médio pelos processos mecânicos e eletrônicos que ocorrem em seu cotidiano, fornecendo diversas ferramentas que facilitarão sua compreensão e análise crítica dos mesmos. Assim como capacitar alunos em potencial das engenharias para diminuir o índice de evasão.


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