UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA ENSINO DE ROBÓTICA

MAURÍCIO ORENZON, FABRÍCIO PRETTO

Resumo


O projeto de robótica, desenvolvido no Centro Universitário UNIVATES - Lajeado -240RS, está voltado para os cursos de engenharia e para o ensino médio, a fim de despertar o interesse dos estudantes para a importância da robótica nos mais diversos contextos e ao mesmo tempo, conhecer e fazer uso das tecnologias disponíveis no mercado. Neste trabalho serão analisados os processos de montagem de dois robôs, um de sucata e oum a partir do Kit Lego Mindstorms, apresentando os impactos educacionais, econômicos, sociais e ambientais. O Kit Lego Mindstorms é utilizado nos cursos de nível superior, porém, pouco utilizado em escolas de nível básico, devido ao seu alto custo, impossibilitando o desenvolvimento de projetos de robótica educacional. Ao trabalhar com as tecnologias de robótica, os estudantes desenvolvem habilidades motoras durante o processo de construção dos robôs e também cognitivas no que tange240à lógica e ao raciocínio para elaborar a programação dos mesmos.240Neste trabalho pretende-se fazer um comparativo entre um robô desenvolvido a partir de sucata com o auxílio de determinados componentes de baixo custo com o Kit Lego Mindstorms, de alto custo e pré-pronto. Além disso pretende-se aproximar alunos dos cursos de graduação e de nível básico e médio a atividades relacionadas com240robótica e programação.240Para a montagem do robô de lego foram utilizados motores, bloco inteligente, sensores e as demais peças que acompanham o kit. A linguagem de programação utilizada foi a NXC, com IDE Bricx Command Center 3.3.240 Já para a construção do robô de sucata foram utilizados dois motores de passo controlados por dois drivers uln2003, o que permitiu a interação com a plataforma Arduino, utilizada para substituir o bloco inteligente. Os drivers foram utilizados pelo fato das saídas do Arduino disponibilizarem uma corrente inferior à necessária para o acionamento dos motores. Para simular os sensores foram utilizadas chaves switch, que permitem a passagem de corrente elétrica de um terminal a outro quando pressionadas. Essas chaves trabalham no sistema NA/NF 226 Normalmente Aberto/Normalmente fechado. A linguagem de programação Arduino é baseada na linguagem Wiring e o ambiente de desenvolvimento, baseado no ambiente Processing. Os dois robôs foram planejados para executar pequenas tarefas condicionadas às informações fornecidas pelos sensores.240Para a montagem do robô de sucata foram utilizados, dois motores DC + driver controlador, R$ 32,00, um Arduino Uno, R$ 60,00, baterias R$ 30,00, demais componentes, R$ 20,00, totalizando cerca de R$ 142,00. O Kit Lego Mindstorms, por outro lado, tem um custo estimado de R$ 2100,00. Isto significa que o robô de sucata teve um custo 14 vezes menor que o kit de lego, porém, esta diferença poderia ser ainda maior, caso o Arduino fosse substituído pelo componente PIC - Controlador de Interface Programável (R$ 2,00). As demais peças poderiam ser obtidas de equipamentos descartados, interfaces de conexão e placas de circuito impresso. Nesta perspectiva, os projetos tornam-se mais complexos,240 exigindo dos estudantes conhecimento de eletrônica e programação, que poderiam ser adquiridos a partir de oficinas, cursos e videoaulas. Parte do lixo eletrônico gerado no planeta poderia ser reutilizado para o desenvolvimento de kits educativos para escolas e universidades, além de contribuir com o meio ambiente. Além disso a robótica pode ser utilizada em outras áreas do ensino proporcionando assim, ambientes multidisciplinares.


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