COMPARAÇÃO ANALÍTICA ENTRE MATERIAIS TERMOPLÁSTICOS PARA ENTELAGEM DE UMA AERONAVE RADIOCONTROLADA NÃO TRIPULADA

JOSUE FERNANDO NEUMANN, TARCISIO REOLON GELAIM, FABRICIO ANTONIO EGERT, FABRICIO ANTONIO EGERT, GUILHERME MATEUS FLESCH

Resumo


INTRODUÇÃO: A maioria das aeronaves produzidas hoje são de construção totalmente metálica. De qualquer modo, muitas aeronaves em serviço usam tecidos para cobrir asas, fuselagens e superfícies de comando. Esse processo de acabamento externo do aeromodelo é conhecido como entelagem. Os tecidos de algodão têm sido normalmente usados como material de cobrir aeronaves, mas outros tecidos semelhantes, como linho Dacron e fibra de vidro, estão ganhando em popularidade. Na equipe Kamikase do projeto Aerodesign SAE utiliza-se o material termoplástico que é um material bem parecido com o vinil adesivo, porém, no estado normal, não apresenta cola como o vinil. Existem no mercado diversas cores e marcas de material termoplástico e a qualidade da entelagem é excelente. O material termoplástico é um termoadesivo, isto é, sua cola é ativada na presença de calor. Esse calor é obtido através de um ferro de entelagem. Fibras orgânicas e sintéticas são usadas na fabricação de tecidos ou materiais para revestimento de aeronaves. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo explicar detalhadamente o uso de materiais termoplásticos na entelagem de uma aeronave subsônica radiocontrolada. METODOLOGIA: A aplicação do material termoplástico deve ser realizada em ambientes240e superfícies limpos. Até então, a equipe Kamikase utilizava o monokote como revestimento plástico, mas este ano foi constatado que a substituição deste pelo oracover resultaria em um melhor desempenho, em função da perda de peso, já que o oracover é mais leve. Primeiramente, fez-se o corte com tesoura dos pedaços necessários de material termoplástico, deixando-se 4 cm de sobra para poder esticar o material durante o processo. Tendo posse dos pedaços, ligou-se o estabilizador na tomada, e na mesma o ferro de entelar. Com o ferro aquecido, retirou-se a película do material termoplástico e colocou-se o lado fosco em contato com a madeira balsa (no caso da asa e da cauda) e da fibra de vidro (no caso da fuselagem). Utilizando-se o ferro240com muito cuidado para não derreter e furar o material termoplástico colaram-se os pontos das extremidades e pontos centrais do perímetro da peça. Depois passou-se o ferro sempre de dentro para fora, evitando assim o surgimento de bolhas de ar. Esse processo é feito na asa, na cauda e na fuselagem, ressaltando-se aqui que, nesta última, podem surgir lugares que o material termoplástico não queira grudar, sugere-se então a aplicação da fita durex (fitão) sobre a fibra e depois a colocação do material termoplástico sobre a fita. Após fixar o material termoplástico com o ferro de entelar usa-se um soprador térmico para fazer com que ele não fique firme, nem enrugado, ao utilizar o soprador deve-se tomar cuidado para não chegar muito perto, pois ao aquecer muito, o material termoplástico irá romper. RESULTADOS: Com a utilização do oravover ficou claro que se obteve um resultado melhor do que com o monokote, pois houve redução de peso considerável,240idela para a contrução de240um avião leve. CONCLUSÃO: Caso o material não seja aplicado corretamente pode causar danos no acabamento:240dobras, vincos, marcas e áreas frouxas, mas se for entelado corretamente o material termoplástico gera um acabamento impecável no aeromodelo.240


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