CIÊNCIA ITINERANTE: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO COM UM PLANETÁRIO MÓVEL

MAICON FERREIRA, CRISTINE INES BRAUWERS, DANIEL GUSTAVO BENVENUTTI, ELIANA FERNANDES BORRAGINI, WERNER HAETINGER, SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI, ANDRÉIA SPESSATTO DE AMAN

Resumo


O Projeto de Extensão Mostra Científica Itinerante 226 Percorrendo o Vale - Desvendando o Céu tem como principal atividade realizar sessões por meio de um planetário móvel, recurso que permite a projeção do céu noturno e simula uma viagem espacial, podendo visualizar astros do Sistema Solar. Está integrado ao conjunto das ações que já são desenvolvidas no âmbito da extensão no que diz respeito ao Ensino de Astronomia e à divulgação científica pelo Centro Universitário Univates. Este projeto foi viabilizado com o apoio do CNPq, pela chamada 46/2013, na categoria Mostras Científicas Itinerantes. As ações são direcionadas ao público em geral da região do Vale do Taquari. O principal objetivo é difundir a Astronomia como ciência útil à vida prática e ao conhecimento, e contribuir como inspiração e estímulo à aprendizagem das novas gerações.240 O planetário tem potencial para despertar a curiosidade pela Astronomia, além de proporcionar um espaço de diálogo entre os saberes e interações educativas. Por fim, visa contribuir com a formação continuada de professores da Educação Básica, em uma área em que há carência conceitual e metodológica. A contemplação e a compreensão dos fenômenos celestes encontram-se distanciadas do cidadão comum, principalmente daquele que vive nas grandes cidades, em função da poluição luminosa. As atividades de ensino não formal desenvolvidas no âmbito da extensão, neste caso as atividades com o planetário, permitem diminuir esse distanciamento. O planetário reproduz uma visão real do céu, permitindo a projeção do céu noturno em diferentes latitudes e em perspectiva tridimensional. Isso permite aos participantes aperfeiçoarem seu conhecimento e ampliar sua cultura científica de uma maneira impactante e significativa. Quanto aos resultados, os professores das escolas que participaram com seus alunos nas sessões relataram que a atividade possibilitou aos alunos vivenciarem uma nova experiência, despertando curiosidade e interesse pela Astronomia, além de complementar o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola.240 Também gerou uma emoção que os participantes certamente não irão esquecer. Esta emoção é evidente durante e ao final das sessões, pelas expressões e atitudes dos participantes frente às projeções realizadas. Desde abril deste ano, data de início do projeto, até meados de agosto, foram realizadas 66 sessões, atendidas 26 escolas, sendo 14 em itinerância. Quanto ao público, atendeu-se a um total de 1333 pessoas incluindo estudantes e público em geral. De maneira geral, o projeto se dedica ao ensino e à divulgação da ciência astronômica, através de atividades itinerantes e na IES. O planetário tem permitido aos espectadores fazer observações dos astros e fenômenos celestes, entre outros. Tanto as avaliações feitas pelos participantes, que geralmente saem bastante entusiasmados das atividades, quanto os dados quantitativos dos atendimentos realizados, sinalizam que este projeto tem superado as expectativas quanto aos seus propósitos iniciais, de mobilizar o público em geral de forma com que eles absorvam o máximo de conhecimento e tenham contato com a cultura astronômica.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.