AUDITORIA EM ENFERMAGEM: AVALIANDO POSSIBILIDADES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE

LIANE TERESINHA SCHUH PAULI, SANDRA ELOISA GOLLMANN

Resumo


A auditoria em enfermagem vem sendo uma grande aliada das instituições hospitalares, no que tange à redução de custos, à qualidade da assistência prestada ao paciente e à promoção de ações de educação permanente, sendo o prontuário do paciente uma ferramenta essencial para avaliação deste contexto. OBJETIVOS: Identificar as ações dos profissionais de saúde que estão envolvidos no processo de assistência e auditoria de contas; descrever a estrutura e o processo de trabalho dos atores envolvidos, bem como o que sabem e como definem o seu trabalho para a realização da auditoria de contas e qualidade no serviço; desenvolver uma análise direcionada à educação permanente em serviço. METODOLOGIA: O estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso qualitativo. A coleta de dados foi realizada com registros próprios do setor de auditoria de contas de uma instituição de saúde e ensino, a fim de identificar as unidades de internação que mais apresentam insuficiências nos registros de enfermagem e quais foram estes registros, sendo a unidade que mais apresentou insuficiências escolhida para estudo. Realizou-se, ainda, a observação livre da unidade escolhida, sendo o resultado descrito pelo diagrama de causa e efeito de Ishikawa, e entrevistas com questões abertas envolvendo os atores do processo: enfermeiros auditores, enfermeiros assistenciais e técnicos de enfermagem da unidade. As respostas foram transcritas e analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefévre e Lefévre. Como critério de inclusão, a unidade "Y" foi eleita, por apresentar um número maior de pendências nos registros. CONSIDERAÇÕES: As entrevistas revelaram que os profissionais sabem das insuficiências dos registros de enfermagem e afirmam que isso ocorre devido à falta de funcionários e à alta demanda, além de vinculá-los quase em sua totalidade à cobrança dos convênios. Os entrevistados também descrevem seus registros como "burocráticos", fragilizando a proposta de um instrumento valioso na qualificação da assistência, e afirmam que há necessidade de dar continuidade às ações de Educação Permanente como forma de aperfeiçoamento e que o enfermeiro deve conhecer o contexto da unidade para desenvolver estas ações. A pesquisa sobre auditoria em enfermagem e as possibilidades de Educação Permanente permitiu elaborar algumas considerações que, com novos estudos sobre o real dimensionamento da equipe de enfermagem no local e o processo de implantação da Sistematização de Assistência da Enfermagem, poderia beneficiar a compreensão e o desenvolvimento do trabalho dos profissionais na instituição pesquisada.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.