IMPORTÂNCIA DA COLEÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
Coleções didáticas de zoologia constituem-se em importante acervo para a conservação e entendimento da diversidade biológica e contribuem significativamente, enquanto recurso de aprendizagem, para o ensino de Ciências e Biologia, permitindo aos alunos a visualização e percepção das estruturas morfológicas e anatômicas dos animais visualizados na maioria das oportunidades através de fotos e imagens dos livros didáticos. Com o objetivo de inserir a comunidade escolar ao processo educativo, cultural e científico desenvolvido na Universidade, o Laboratório de Zoologia da UNISC disponibilizou às escolas da região de abrangência da UNISC horários variados para visitas orientadas, previamente agendadas através do Programa Unisc-Escola. Grande parte dos animais presentes na coleção é oriunda de doações e coletas de animais atropelados e armazenados em álcool 70%, como a maioria dos invertebrados e as outras espécies são conservadas de forma seca ou taxidermizadas, como por exemplo, os mamíferos e as aves. Os animais incorporados na coleção foram organizados taxonomicamente, em gavetas e estantes, e registrados no banco de dados da coleção, através do programa Microsoft Access o qual disponibiliza informações como: nome da espécie, data da coleta, coletor, local da coleta, dentre outras informações. Aliado à visualização e estudo da coleção, tem-se realizado a distribuição de "Guias para Colorir" às escolas visitantes, com o intuito de fixar as informações científicas recebidas durante as visitações e tornar prazeroso o conhecimento abordado. Cada guia aborda temas diferentes como "Agricultura: Pragas e Inimigos Naturais", "Mitos e Curiosidade sobre os Animais", entre outros. Também é disponibilizado material didático para escolas que não tiveram a possibilidade de visitar o laboratório. Durante o período de fevereiro a agosto de 2015 foram recebidas visitas de sete escolas do município de Santa Cruz do Sul, sendo elas a E.E.E.M Santa Cruz (25 alunos), E.E.E.M Nossa Senhora do Rosário (80 alunos), E.M.E.F Menino Deus (66 alunos), E.E.B Educar-se (114 alunos), E.E.E.M Estado de Goiás (70 alunos), E.M.E.F Bom Jesus (17 alunos), E.E.E.F Bruno Agnes (90 alunos) e uma escola do município de Venâncio Aires, E.E.E.F Pedro Bohn, (50 alunos), totalizando 512 alunos atendidos, em sua maioria alunos do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 09 a 14 anos. A atividade mais frequente durante as visitas foi a observação dos exemplares da coleção, quando os alunos tiveram a oportunidade de manipular peças, criar modelos através de desenhos, bem como esclarecer suas dúvidas e curiosidades sobre os animais visualizados. Conclui-se que a utilização de coleções didáticas constitui uma grande fonte de consulta para conhecimento e esclarecimento de dúvidas, tanto de nomenclatura, identificação, como comportamento de espécies sendo então, um recurso de extrema importância para o aprofundamento de conceitos, através da teoria e prática, e preservação do ambiente em que vivemos.
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