A IMPORTÂNCIA DO PET NA VIDA ACADÊMICA DO ESTUDANTE INSERIDO NO SRFIS

JULIANE CRISTINA SODER, Rafael Kniphoff da Silva, ANGELA DA SILVA

Resumo


INTRODUÇÃO: O Serviço de Reabilitação Nível Intermediário (SRFis), é um serviço que está inserido na Universidade de Santa Cruz do Sul, o qual é conveniado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende 68 municípios. Este é composto por uma equipe multiprofissional das áreas de fisioterapia, medicina, enfermagem, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, integrado com docentes, funcionários e acadêmicos, disponibilizando aos usuários, diversos dispositivos, como próteses, órteses, cadeiras de rodas, muletas, entre outros. Neste serviço, está inserido o Programa de Educação pelo Trabalho (PET), um programa que é desencadeado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, associado às universidades e às secretarias municipais e estaduais Ele visa à integração/serviço/comunidade, tendo como finalidade, qualificar a formação acadêmica e ampliar a visão profissional dos alunos, através de ações desenvolvidas em prol da comunidade. No SRFis, está o grupo tutorial "Habilidades de Comunicação e Práticas Integrativas na Acessibilidade e Inclusão no Processo de Trabalho às Pessoas com Deficiência. OBJETIVO: Explanar a importância do PET na vida do estudante de graduação, inserido no Serviço de Reabilitação Física. METODOLOGIA: Relato de vivência de uma acadêmica inserida via PET no SRFis, envolvendo uma dinâmica entre tutores, preceptores e acadêmicos, no qual são discutidas ações que devem acontecer no SRFis. RESULTADOS: O PET tem como finalidade, promover a formação e a qualidade do estudante, ampliando seus conhecimentos. Dentre os caminhos que se dão e o que se deseja para o PET, é a interdisciplinaridade, um fator essencial para que o acadêmico possa discutir e observar entre os demais acadêmicos de outras áreas, bem como os professores e funcionários, olhando o usuário como um todo, sempre buscando a prevenção, promoção e a reabilitação do campo da saúde. Além disso aprende-se a trabalhar em grupo e a conviver e aceitar as opiniões de diversos profissionais ou futuros profissionais. O estudante que está inserido no PET, ainda tem a oportunidade de aprofundar seu conhecimento relacionado ao funcionamento e a realidade do SUS, favorecendo, dessa maneira, aos usuários sobre a política e os direitos que os mesmo possuem. CONCLUSÃO: As práticas integrativas no âmbitos da saúde, com várias áreas, proporciona ao "petiano", uma experiência considerada significativa na vida profissional e pessoal, tendo um novo olhar sobre o próprio trabalho, visão do SUS e reconhecendo a importância do trabalho do outro.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.