A ASSISTÊNCIA À CRIANÇA NO PRÉ-OPERATÓRIO ASSOCIADA A BRINQUEDOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Sabe-se que os momentos que antecedem o procedimento cirúrgico são extremamente delicados para qualquer pessoa em qualquer faixa etária e se tratando de criança, a situação é mais complexa e requer um olhar diferenciado. Para ela o ambiente pode ser assustador e o medo é um componente importante para que sejam desencadeadas as mais diversas reações. Objetivou-se, com este trabalho, sensibilizar as equipes assistenciais, principalmente a de enfermagem em Centro Cirúrgico quanto à abordagem do paciente pediátrico no período pré-operatório. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicas da graduação em enfermagem, na qual incorporou-se as disciplinas: Saúde da Criança e Adolescente e Enfermagem no Processo de Cuidar - Unidade de Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico - prática realizada no centro cirúrgico de um hospital do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados: Pode-se acompanhar o recebimento de paciente pediátrico em sala cirúrgica, observou-se o quanto é necessário uma equipe preparada, que atue com tranquilidade, disponha de recursos como o brinquedo, tornando este momento delicado, o mais lúdico possível. O brinquedo terapêutico possibilita à criança aliviar a ansiedade por experiências atípicas à sua idade, sendo, desta forma ameaçadora. Este deve ser utilizado em situações de difícil compreensão, além de auxiliar a criança no preparo para procedimentos terapêuticos. É de responsabilidade do enfermeiro, perceber o fator estressor através dos sinais e sintomas da criança, de forma a facilitar o enfrentamento e controle destes. É possível listar alguns cuidados que auxiliam neste processo: tornar o ambiente acolhedor; prestar a criança e a seu responsável orientações sobre o procedimento cirúrgicos, deixando-os mais seguros e confiantes; dando-lhes suporte emocional; favorecer a socialização com os outros pacientes. Incluir o brinquedo terapêutico como fundamental no processo de cuidar, através de diferentes técnicas de brincadeiras adequadas com a idade, jogos, leitura entre outros, desta forma desviar sua atenção do fator estressor, que é o procedimento cirúrgico e a sua hospitalização. Conclui-se que a inter-relação e a compreensão entre as disciplinas durante a formação da graduação são de extrema importância para o aprendizado acadêmico. Destaca-se que o uso da criatividade e sensibilidade do profissional enfermeiro são primordiais para uma assistência diferenciada, não havendo necessidade de grandes recursos para proporcionar conforto e bem-estar à criança a ser assistida.
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