LABORATÓRIOS DE ENSINO DO CURSO DE FISIOTERAPIA: UM ESPAÇO DE APRENDIZADO

CLAUDIA BETINA REIS, JOICE LUANA DE SOUZA, LETICIA WOLLMANN, MURILO REZENDE OLIVEIRA, NAIANE GONZATTO WESTPHAL, ANGELA CRISTINA FERREIRA DA SILVA

Resumo


Introdução: A formação universitária ao longo dos tempos tem evoluído, passando de um modelo extremamente focado nas verdades absolutas dos professores para o protagonismo estudantil desbravando possibilidades ímpares de aprendizado. Nessa esteira, os laboratórios de ensino da Universidade de Santa Cruz do Sul presentes no bloco 34, são espaços significativos de aprendizados dentro dos cursos de graduação. Estes laboratórios têm suas particularidades e desenvolvem atividades referentes à prática acadêmica/profissional. Objetivos: Apresentar as atividades realizadas pelos bolsistas nos laboratórios do Curso de Fisioterapia e a importância dos mesmo na Universidade de Santa Cruz do Sul - RS. Metodologia: É um relato de experiências e vivências dos bolsistas durante a formação acadêmica desenvolvidas no período de 2014 a 2015, realizadas nos cinco laboratórios de ensino do curso, sendo o laboratório de cinesioterapia, mecanoterapia e neurofuncional, laboratório de Eletroterapia e Cardiopulmonar, laboratório de Hidroterapia, laboratório de Massoterapia e Métodos e técnicas de avaliação e laboratório de Órteses e Próteses que contêm um bolsista prolab em cada, para o auxílio durante as monitorias dispostas em 8 horas semanais podendo ser agendadas em grupo de estudantes, os quais executam as técnicas, revisitam suas anotações, realizam a prática de equipamentos vistos em aula, gerados pelos questionamentos e praticando-os. Resultados: Os bolsistas são mediadores para o aprendizado, através do diálogo, da reflexão e da problematização dos estudos coletivos, fazendo o uso deste espaço, ainda tendo como atividade nos laboratórios a organização do laboratório de ensino e dos materiais contidos no armário e dispostos na sala, reserva e separação de dispositivos utilizados por alunos e professores durante as aulas desenvolvidas nos laboratórios, acompanhar os alunos nas monitorias diante de agendamento prévio, disponibilizando horários em turnos manhã, tarde e noite e, inclusive, nos intervalos da manhã para tarde e da tarde para a noite, auxiliar os professores, diante das práticas e nas dinâmicas elaboradas para o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, apoio para o desenvolvimento dos Trabalhos de Curso, quanto à reserva, disposição e guarda de equipamentos e compilação e organização de banco de informação com os Resumos dos Trabalhos de Curso, de acadêmicos do curso de Fisioterapia, para fins de disponibilizar na página institucional do curso. Além disso, foram construídos dispositivos com materiais recicláveis para uso nas sessões de fisioterapia realizada na clínica FisioUnisc. Conclusão: Percebe-se que os laboratórios ainda são espaços pouco explorados pelos estudantes de fisioterapia, embora sua estrutura, importância e disponibilidade de horários, para realização de monitorias. Quanto à formação acadêmica, ser bolsista de um laboratório é de suma importância e tem agregado valor ao aprendizado, pois vivenciar as atividades realizadas dentro deste espaço acrescenta o aprendizado desde aluno, que o diferencia dos demais.


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