AVALIAÇÃO DE ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA INSERÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Resumo
Introdução:O Curso de Fisioterapia da UNISC, nas ações dos Estágios Supervisionados em Fisioterapia na Saúde Coletiva, fez parceria junto a Estratégia de Saúde da Família Bom Jesus, promovendo ações de educação e promoção da saúde que vêm ao encontro da comunidade escolar, contribuindo para avaliação da postura e do peso das mochilas transportadas pelos escolares. A postura é uma posição ou atitude do corpo para uma atividade específica, ou para a sustentação do corpo. Pode ser referida como suficiente e adequada, quando a pessoa mantém esforço muscular mínimo, de maneira individual para a sustentação do corpo ou, de estresse sobre elementos posturais, quando distribui a sobrecarga para estruturas menos capazes de suportar as forças, provocando mudança no centro de gravidade, e em consequência, alterações posturais que podem gerar dor e incidir nos transtornos musculoesqueléticos ou nas alterações posturais, sendo agressores para a saúde física e emocional do escolar. Objetivo: Avaliar a postura e o peso das mochilas de crianças de 6 a 11 anos da Escola Bom Jesus, no município de Santa Cruz do Sul - RS, identificando a prevalência das alterações que necessitarão de intervenção precoce. Metodologia: Foram avaliadas 59 crianças, 30 meninos e 29 meninas, com idade entre 6 e 11 anos. Foi utilizada uma ficha de avaliação postural, balança digital para aferição do peso dos escolares e peso dos escolares com as mochilas. Caracterizou-se a posição das partes do corpo na estruturação da postura: cabeça, cervical, ombro, escápula, torácica, lombar, quadril, joelho, tornozelo e arco plantar. Principais resultados: As 59 crianças (100%) apresentaram pelo menos uma alteração postural. Na apreciação das meninas, 13 (44, 82%) apresentam a cabeça - vista lateral, inclinada; a cervical - vista lateral, anteriorizada em 7 (24, 13%); e as escápulas- vista posterior, aladas e abduzidas em 16 (55, 17%). Quanto à lombar - vista lateral, 13 (44, 82%) apresentam hiperlordose, mas com aspecto positivo diante da posição do joelho - vista anterior, 10 (34, 48%) das meninas está alinhado e na vista lateral em 9 (31, 03%) está em posição de normalidade, tendo também o arco plantar - em 11 (37, 93%) das meninas em posição de normalidade. Para os meninos, faz-se destaque para a posição dos ombros - vista anterior, encontram-se em assimetria entre os hemicorpos, em 19 (63, 33%) dos meninos, tendo na vista lateral, a anteriorização de um ou de ambos os ombros, em 17 (56, 66%) dos meninos. Os tornozelos- vista posterior, em 12 (40%) dos meninos estão alinhados, fato que revela o posicionamento adequado para a estabilidade da postura. Quanto ao peso dos escolares, quando correlacionados ao peso das mochilas, estão mantidas a relação de no máximo 10% do peso corporal para a carga nas mochilas transportadas. Conclusão: Pode-se observar que algumas das alterações encontradas nos escolares avaliados são consideradas como alterações de desenvolvimento, entretanto, sugere-se o acompanhamento das mesmas, pois, conforme a literatura consultada suporta, as alterações posturais também podem advir da falta de conhecimento e interesse dos pais ou responsáveis, a postura inadequada durante as aulas e o uso incorreto das mochilas somado ao uso inadequado de calçados, ao sedentarismo e ao sobrepeso corporal, como também a inexistência de um trabalho preventivo no âmbito da escola, caracterizando o descaso do sistema escolar diante do potencial para a educação e a saúde postural.
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