GRUPO DE ESTUDOS E TRABALHOS EM SAÚDE COLETIVA (GETESC): PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

CLAIRTON EDINEI DOS SANTOS, MARIBEL JOSIMARA BRESCIANI, ANA ZOE SCHILLING DA CUNHA, CAROLINE DA ROSA COUTO, RAFAELA PEREIRA SILVA, SHARYEL BARBOSA TOEBE

Resumo


Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira e encontra-se em processo de construção e implantação. Formar profissionais para atuar no sistema de saú­de sempre foi um desafio. Por isso, mudanças na formação acadêmica do campo da saúde têm se mostrado necessárias para o fortalecimento do SUS. Com isso, o surgimento de propostas de educação na saúde torna-se necessário. Neste sentido, o coletivo estudantil e projeto de extensão Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC), criado em 2002, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) é um grupo que tem como base teórico-metodológica a Saúde Coletiva e o Sistema Único de Saúde, sendo que para ativar e mobilizar os estudantes utiliza-se da promoção de protagonismo estudantil, bem como a possibilidade de inúmeras vivências no âmbito da educação permanente em saúde. A formação deste coletivo por estudantes da área da saúde vem ao encontro da demanda por um espaço multidisciplinar de estudo, discussão e participação na consolidação do SUS. Objetivo: apresentar as propostas das atividades desenvolvidas pelo GETESC em suas instâncias representativas. Metodologia: O Grupo vem atuando através das seguintes estratégias e ações: Participação na organização da Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde; Representação dos estudantes nas instâncias e espaços na CIES 13, no Conselho Municipal de Saúde, Fórum da Saúde, na Comissão Municipal de Saúde Mental e em Conferências de Saúde. Além disso, a organização do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) e a permanente construção do movimento estudantil com participação em organizações, coletivos e eventos do mesmo. Conclusão: A trajetória e atuação do presente coletivo GETESC nos permite apresentar uma proposta na qual o protagonismo estudantil é a base e o coordenador (nomenclatura utilizada pela linguagem institucional) tornar-se o docente de referência para o grupo de estudantes, que coloca o projeto em andamento. O protagonismo dos estudantes envolve a atuação no planejamento, execução e avaliação do processo em que se envolvem. Este movimento, talvez seja o grande aprendizado para docentes, estudantes e para os setores de gestão e administrativos, para a universidade e para a rede de saúde em que o processo ocorre.O GETESC age sob uma lógica de gestão participativa, todos os processos são discutidos e pactuados no coletivo, assim os acadêmicos exercem suas representações nas instâncias que lhes cabem, trazendo para o grande grupo a discussão, gerando possíveis demandas através das quais os estudantes são agentes que movimentam o processo de mudança na sua formação em saúde, o que é ainda mais legitimador e fortalecedor da proposta.


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