PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA: AÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA E ENFERMAGEM EM EMEI NO BAIRRO SANTA VITÓRIA, SANTA CRUZ DO SUL, RS

MIRIAM BEATRIS FROEMMING, ALINE WIESIOLEK GUERREIRO, CARINA DA ROSA MASSIRER, POLLIANA RADTKE DOS SANTOS

Resumo


INTRODUÇÃO: A alta prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares em populações jovens tem levado à necessidade de ações preventivas e educacionais como ferramenta nas práticas de saúde na atenção básica. Ambientes escolares são espaços em que é possível realizar ações pedagógicas visando à consciência para hábitos de vida saudáveis. Dados coletados nos meses de outubro e novembro de 2014 em uma atividade de estágio numa EMEI no bairro Santa Vitória, Santa Cruz do Sul, por estagiários do Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde Coletiva I e II do curso de Fisioterapia da UNISC evidenciaram que do total de 84 crianças avaliadas, algumas apresentaram Índice de Massa Corpórea acima do esperado: 12 crianças com sobrepeso e 24 com obesidade. Tal constatação levou á necessidade da elaboração e aplicação de ações educacionais com esta população. OBJETIVO: Promover ações de educação para a prática de hábitos de vida saudáveis com crianças frequentadoras de uma EMEI no bairro Santa Vitória, Santa Cruz do Sul, RS.METODOLOGIA: Durante os meses de março a junho de 2015, acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem em atividades curriculares de estágio na rede básica, especificamente na ESF Glória-Imigrante realizaram ações integradas nesta EMEI, partindo das evidências coletadas em 2014. Foram planejadas ações que estimulem a consciência para a importância de cuidar da saúde, através de uma boa alimentação e de brincadeiras que envolvam movimento físico. Foram realizados quatro encontros durante o semestre, no turno da manhã, com duração de uma hora, em locais adequados para a necessidade de cada atividade (pátio ou sala de aula). Participaram dois estagiários do curso de Fisioterapia e um do curso de Enfermagem. Foi elaborado um projeto/plano de atividades a serem desenvolvidas e o planejamento era executado nas dependências da ESF Glória-Imigrante, durante os encontros entre os estagiários destes dos dois cursos e também em reunião com a direção da EMEI. No primeiro encontro foi realizada roda de conversa com os pais de todas as crianças e direção da EMEI. Nos demais encontros foram feitas práticas, com as crianças de 3 a 5 anos, de plantio de mudas de alface, temperos e chá de poejo em garrafas pet para o cultivo de uma horta na EMEI.. Para estímulo de uma alimentação saudável, foi compartilhado um lanche entre as crianças e estagiários e alguns professores e direção, com bolo de cenoura e suco de laranja natural. Também foram confeccionados cartazes pelas crianças através de seleção e colagem de figuras que ilustrassem alimentos saudáveis e brincadeiras ao ar livre.RESULTADOS: Foi observado bastante interesse e participação das crianças nas atividades: a alegria e a curiosidade para o plantio, o cuidado com as plantas - até com a planta de um colega que teve que faltar, a troca de informações sobre alimentos saudáveis consumidos, o compartilhar um lanche saudável. Os profissionais da EMEI foram extremamente participativos, estimulando as crianças. CONCLUSÃO: Este é um trabalho que precisa de sequência em longo prazo, na forma de acompanhamento das mesmas crianças na sua construção do conhecimento, na sua consciência da importância de uma vida saudável e integrada com o meio ambiente.


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