FACETA DIRETA: CASO CLÍNICO

BERTIELLI BARRICHELLO, CAMILA KLAUS, FABIO MACHADO MILAN, GEORGE VALDEMAR MUNDSTOCK

Resumo


Introdução: A presença de diastemas pode estar relacionada a problemas oclusais, como anomalias dentárias, estruturas ósseas anormais e hábitos parafuncionais. Para resolução dos diastemas há várias soluções, entre elas o tratamento ortodôntico, o qual nem sempre isoladamente é suficiente para aproximação ideal dos dentes. Já o emprego de facetas indiretas ou coroas totais pode ser contraindicado para dentes hígidos, tendo em vista o desgaste da estrutura dental necessário ao tratamento (FURUSE et al, 2008). Sendo assim, a técnica de facetas diretas com resina composta é uma alternativa que alia baixo custo, preservação da estrutura dental e maior simplicidade da técnica. Objetivo: Realização do fechamento de diastemas através de facetas diretas com resina composta para proporcionar ao paciente um resultado estético satisfatório. Metodologia: Para o seguinte caso, foi preconizada uma moldagem do paciente com alginato, resultando em um molde de gesso, encerado e feita uma muralha de silicona de condensação dos dentes 11, 12, 21, 22 para a confecção das restaurações. Também foi realizada uma adequação do meio bucal com jato de bicarbonato e gengivoplastia no dente 11, o procedimento sucedeu com isolamento relativo utilizando um rolo de algodão para cada lado do freio labial e um rolo na papila parotídea, mais sugador, do lado de trabalho, fio afastador numero 000 e preparos nas faces vestibulares com a ponta diamantada 3195. Após ser colocada a fita teflon nos dentes adjacentes e feito o condicionamento ácido do esmalte por 30 segundos com ácido fosfórico a 37%, houve lavagem por 60 segundos e secagem completa com jato de ar, seguido da aplicação do adesivo a base de etanol e água (Adper Single Bond 2, 3M ESPE), aplicando um jato de ar para a evaporação do solvente e posterior polimerização por 20 segundos. A restauração ocorreu com o auxílio de matriz de poliéster e resina composta nano particulada, com objetivo de facilitar o polimento e acabamento usando discos de lixa e pastas para polimento associados a discos de feltro. Resultados: A técnica escolhida foi bem-sucedida, pois além de reabilitar o sorriso, foi preservada a estrutura dentária, e a utilização da muralha facilitou a proporção áurea. Além disso, o procedimento de união da resina composta é obtido em esmalte, favorecendo assim a durabilidade da interface (BRESCHI et al., 2008). Conclusão: O caso, faceta direta, abordado neste estudo é uma técnica simples que se bem empregada proporciona ótimos resultados, entregando ao paciente um 'novo' sorriso, melhorando sua qualidade de vida e autoestima.

Referências:

Hirata, R.;Carniel, CZ. Solucionando alguns proble­mas clínicos comuns com uso de facetamento direto e indireto: uma visão ampla. J BrasClinEstétOdontolv. 3, n. 15, p. 7-17, 1999.

Breschi, L. et al. Dental adhesion review: Aging and stability of the bonded interface. DentMat; 24: 90-101, 2008.

Baratieri, LN.et al. Caderno de Dentística: restau­rações adesivas diretas com resinas compostas em dentes anteriores. São Paulo, Livraria Editora Santos, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.