LABORATÓRIO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (LAFISA) COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

MARCELO HENRIQUE GLANZEL, HILDEGARD HEDWIG POHL, MIRIAM BEATRIS RECKZIEGEL

Resumo


Introdução: A atividade física tem papel fundamental para a saúde, seja na prevenção, na manutenção ou na recuperação. Nesta perspectiva, a avaliação funcional se destaca por estabelecer parâmetros iniciais para a correta prescrição de exercícios de acordo com características pessoais. No âmbito da avaliação funcional, o condicionamento físico e a composição corporal são centrais, sendo também utilizados para acompanhamento do progresso de programas de exercícios físicos, pois esse tipo de avaliação requer dos profissionais da educação física domínio dos métodos e das técnicas para a eficiência na avaliação da aptidão física das pessoas. Objetivo: Descrever as atividades e os serviços prestados pelo Laboratório de Atividade Física e Saúde (LAFISA) no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, mais especificamente descrever as ações de ensino de graduação, no primeiro semestre de 2015. Método: Este estudo descritivo analisou as atividades em nível de ensino, como número de alunos que participaram das aulas das disciplinas de Avaliação Funcional e Cineantropometria, do Curso de Educação Física, e Fisiologia do Exercício, dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, bem como da descrição de empréstimo de materiais por discentes e docentes da área. Nas atividades de pesquisa e extensão foram listados os projetos que ocorreram no Laboratório. Resultados: Os resultados do primeiro semestre de 2015 demonstram que 192 alunos utilizaram o LAFISA, sendo 138 através de aulas práticas e 54 com empréstimo de materiais para atividades acadêmicas extraclasse. As disciplinas com maior utilização para aulas práticas foram Avaliação Funcional e Cineantropometria, que visam à preparação dos acadêmicos de educação física para a atuação na área. Ainda durante o semestre, outras atividades que ocorreram no LAFISA, foram projetos de pesquisa, como o "Triagem de fatores de risco relacionados ao excesso de peso em trabalhadores da agroindústria usando novas tecnologias analíticas e de informação em saúde" e "Novas abordagens em biodinâmica humana para diagnóstico de obesidade, fatores de risco cardiometabólicos e diferenciação hematológica em trabalhadores e escolares", além do projeto de extensão "Avaliação funcional para a comunidade 2014/2015", que oferece serviços à comunidade acadêmica e em geral. Conclusão: Como se pode observar, o LAFISA atende as funções para o qual foi instituído, na medida em que dá suporte as ações de ensino, atendendo as demandas de aulas práticas prioritariamente do Curso de Educação Física, assim como atende demandas da pesquisa e da extensão.


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