SAÚDE, ESPORTE E CIDADANIA
Resumo
Introdução: No Brasil, a prática do judô iniciou-se a partir da imigração dos primeiros professores japoneses, no início do século XX, desenvolvendo-se após ensino nos moldes do judô tradicional. Hoje, o país tem grande expressão em nível mundial, evidenciada pelos resultados obtidos em torneios internacionais, campeonatos mundiais e olímpicos. O Judô é um esporte que tem seus movimentos gerados por forças externas ou internas, as quais, se atuarem fora do eixo articular, provocarão deslocamentos angulares dos segmentos do corpo. Também é um esporte que desenvolve atividades em alta intensidade de esforço, com repetições de movimentos e períodos constantes de atividade e repouso. Embora a prática do judô aparente apresentar considerável possibilidade de ocorrência de lesões, ao se realizar análise comparativa com diferentes modalidades esportivas, tal risco torna-se relativo. O projeto Saúde, Esporte e Cidadania, em caráter de extensão, é um local onde são produzidas práticas, nas quais professores e estudantes exercitam o pensar e o fazer em saúde, numa perspectiva de atenção integral e integrada. A Associação de Judô Santa Cruz, por meio de seu projeto "Judô Cidadão", em parceria com o Departamento de Marketing da UNISC e outros colaboradores, entres eles, a empresa santa cruzense MERCUR, desenvolve atividades com mais de 400 crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul em situações de risco e marginalizadas, tonando-se merecedora da atenção por parte dos cursos da área da saúde da UNISC, haja vista que no âmbito das práticas esportivas, quer amador ou profissional, o risco de lesões é eminente. Objetivo: Este trabalho tem por objetivos programar, executar e avaliar ações voltadas à atenção em saúde de crianças e adolescentes praticantes de judô, integrantes dos projetos comunitários apoiados pela UNISC, bem como de seus familiares, numa perspectiva de atenção integral em saúde e, quando necessário e possível, acompanha-los durante competições, de maneira a proporcionar o atendimento integral em todas as instâncias da prática esportiva. Também se pretende a contribuir com a formação dos estudantes numa perspectiva de trabalho multiprofissional e interdisciplinar no âmbito da integridade na saúde e articulada a processos investigativos e com produção de conhecimentos que ajudem na formação do profissional da área da saúde. Metodologia: O projeto Saúde, Esporte e Cidadania se sustenta na relação dialógica, que tem no diálogo entre docentes, bolsistas e usuários uma estratégia para aprofundar a observação compartilhada da experiência, produzindo percepções, novas ideias e um aprendizado que seja crítico, transformador e que possibilite a abertura para a alteridade e ao novo. Resultados: O projeto entrou em prática no primeiro semestre de 2015, sendo que os resultados serão apresentados no Salão de Ensino e Extensão de 2016. Conclusão: Por intermédio do andamento do projeto, objetiva-se conhecer o perfil de seus usuários, a partir do qual será elaborada uma pesquisa com base nos dados recolhidos junto a eles e, então, com base nos perfis, definir formas de atuação mais próximas aos usuários e seus familiares.
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