VIVÊNCIAS ACADÊMICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO TEATRAL

ANA CAROLINA JUHLICH, CLENI ADRIANE WATTE, LARISSA CALHEIRO, SIMONE DA SILVA DE BRITO, LEILA PATRICIA DE MOURA, ADRIANE DOS SANTOS NUNES ANACKER

Resumo


INTRODUÇÃO: O Projeto de Extensão Grupo de Teatro: Educação em Saúde na Comunidade, vinculado ao Núcleo de Ação Comunitária da Universidade de Santa Cruz do Sul, trabalha em parceria com a Emater/RS, desenvolvendo atividades junto a diferentes faixas etárias, relacionadas com temáticas sobre a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. OBJETIVO: O objetivo deste relato de experiência é enfatizar as vivências no âmbito acadêmico dos integrantes que participam do grupo de teatro. METODOLOGIA: O método do presente trabalho trata-se de um relato de experiência de quatro integrantes com tempo de participação diferente no teatro. Os relatos são baseados nas atividades desenvolvidas com o grupo, que vão desde peças teatrais até ações educativas na comunidade. Para a realização das atividades são utilizados recursos audiovisuais, dinâmicas em grupo e roda de conversa, que promovem a troca de experiências entre os acadêmicos e a comunidade. RESULTADOS: Segundo Camargo (2012), a arte na educação tende a restabelecer as áreas de conhecimento e rearticular a análise, o saber, a emoção e a tradição, indo além dos limites do trabalho educativo fundamentado somente no intelecto, na memória e no raciocínio lógico. As integrantes, que atuam de seis meses a um ano no grupo de teatro, referiram que o grupo proporcionou a elas a convivência com diversas pessoas, de diferentes comunidades e faixas etárias, e que essa participação desenvolve no acadêmico segurança em relação às apresentações de trabalhos acadêmicos, bem como autoconfiança em desenvolver as atividades propostas pelo próprio grupo. Já os acadêmicos com mais de um ano de convivência com o grupo relataram que o teatro oportunizou um aprendizado baseado no respeito e acolhimento ao outro, trabalhando em conjunto, e com isso aprimorando a capacidade de se colocar em diferentes situações diante do público e nas atividades desenvolvidas na Universidade, além de trabalhar as questões de ansiedade, nervosismo, inibição, proporcionando o enfrentamento das dificuldades encontradas no dia a dia. Conforme Arcoverde (2008), a participação no teatro compreende diversas vantagens ao acadêmico, pois se aprende a improvisar, desenvolver a oralidade e o vocabulário, a expressão corporal, além de trabalhar o aspecto emocional, a cidadania e a ética, adquirir autoconfiança, estímulo da imaginação e organização do pensamento. CONCLUSÃO: Diante das vivências relatadas pelas acadêmicas dentro do grupo teatral, podemos concluir que essa participação vem aprimorando o aprendizado, desenvoltura corporal, intelectual e enfrentamento das dificuldades na vida pessoal, bem como o falar em público. A partir do teatro, além de levarem educação em saúde às comunidades, o grupo é recompensado com crescimento pessoal e acadêmico. Tanto as acadêmicas que integram há mais tempo quanto as que estão a menos tempo no grupo relatam crescimento e desenvolvimento, tendo o teatro como uma ótima oportunidade de agregar valores a sua formação acadêmica e social.


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