PROJETO EXPERIMENTAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS COM O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER

ELIZABETH HUBER MOREIRA, CELINA AHLERT, LARISSA FERREIRA FAUST

Resumo


Durante o primeiro semestre de 2015, as acadêmicas Celina Ahlert e Larissa Faust se propuseram a realizar a disciplina de Projeto Experimental em Relações Públicas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Santa Cruz do Sul, RS. Esse é um órgão misto com função propositora, deliberativa e fiscalizadora de políticas públicas voltadas para a diminuição da desigualdade e da violência de gênero. É constituído de 20 conselheiras e suas suplentes, das quais 10 representam instituições da sociedade civil, seis órgãos do poder municipal e quatro órgãos federais ou estaduais. Apoiar essa luta é de extrema importância e, para isso, são necessárias ferramentas que trabalhem tanto com a ampliação dos trabalhos já realizados - como a rede de proteção à mulher - quanto com a motivação e aprimoramento dos relacionamentos entre as conselheiras e destas com outras instituições. A causa que une essas mulheres e suas entidades representantes visa, primeiramente, a diminuição dos índices de violência doméstica e familiar contra a mulher e, indiretamente, a alteração de estruturas sociais excludentes. É uma luta pela dignidade humana. Para tanto, aproveitando a aproximação prévia de Celina Ahlert com o grupo, em razão de seu Trabalho de Conclusão de Curso, foi realizado um diagnóstico, onde foram detectadas algumas características comunicacionais que se procurou trabalhar. Com base em recortes teóricos específicos, foram adaptadas as técnicas já utilizadas no decorrer da trajetória das acadêmicas. Em um primeiro momento, foi realizada a criação de um vídeo institucional, servindo como registro da luta das mulheres na cidade e incentivo para sua continuidade, demonstrando sua importância. Em um segundo momento, deram-se as conversas com algumas conselheiras para a demonstração de técnicas simples de comunicação nas mídias sociais digitais e edição de materiais gráficos, visando ampliar a visibilidade. No dia 21 de junho foi realizado o "Arraiá do Conselho", junto ao Brique da Praça, para a arrecadação de verbas pelo órgão, ampliando sua luta e sua visibilidade. Tanto o vídeo institucional quanto o "Arraiá" foram produzidos em parceria com a disciplina de Campanhas em Relações Públicas. O Projeto conta, ainda, com a realização de uma parceria com a empresa Stadtbus que cedeu espaço nos veículos de transporte urbano para o posicionamento de flyers criados pelas conselheiras para a divulgação da causa e da rede de proteção - essa etapa ainda não foi concluída. Nesse processo, as acadêmicas acumularam muitos conhecimentos sobre a comunicação em movimentos sociais e em órgãos mistos, a começar por suas dificuldades e sua importância. Usando de diversas técnicas de Relações Públicas, de Produção em Mídia Audiovisual e de Publicidade e Propaganda, foi possível realizar um trabalho amplo que visou não somente às ações específicas propostas, mas a uma tentativa de empoderamento dessa luta, criando mecanismos e produtos que devem permanecer na memória do movimento.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.