GASTRONOMIA E TURISMO CULTURAL: UM EXERCÍCIO PARA A DIVULGAÇÃO DE ATRATIVOS TURÍSTICOS BRASILEIROS

MÔNICA DIAS ONS, ALINER DA MAIA ALVES, TAIANE MOTTA RODRIGUES

Resumo


O presente trabalho integrou a "Feira Cultural - Sabores e Saberes do Brasil", desenvolvida na disciplina de Eventos no Turismo do Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da Universidade Federal de Santa Maria, que tinha como objetivo envolver os alunos em todas as etapas da execução de um evento de divulgação turística. O tema escolhido foi o segmento de Turismo Cultural e dentro dele a apresentação de roteiros turísticos das principais regiões brasileiras, focando em atrativos culturais e gastronomia típica. Encontra-se, nos Marcos Conceituais do Ministério do Turismo brasileiro, a definição de Turismo Cultural como sendo "as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura", sendo um dos setores de atração turística que mais gera oportunidades de desenvolvimento social e econômico local e regional. Assim sendo, é necessário que o profissional em Gestão do Turismo esteja capacitado para desenvolver roteiros culturais adaptados a diversos gostos e necessidades, tanto do turista nacional quanto do estrangeiro. Dessa forma, a atividade prática é a oportunidade dos discentes vivenciarem todas as etapas do fazer profissional. Para tanto, no decorrer do trabalho de preparação do evento, a turma foi dividida em grupos para a execução das tarefas. Entre elas estavam pesquisa em mídias e a revisão bibliográfica especializada para a elaboração de três roteiros turísticos para cada uma das regiões brasileiras, sempre com a temática do turismo cultural e da gastronomia típica. Para o evento foram selecionadas receitas das gastronomias típicas regionais para execução e distribuição aos visitantes. Além de preparação de bancas com alunos explicando os roteiros de cada região e de material visual com os atrativos regionais, tais como: sítios históricos, museus, casas de cultura, festas e celebrações locais, gastronomia típica, artesanato e produtos típicos, feiras e mercados tradicionais, saberes e fazeres locais. Como resultado desta atividade, a turma pôde compreender melhor as fases da preparação de eventos de divulgação turística, a necessidade de uma boa preparação dos roteiros e do material de apoio (cartazes, folhetos, etc.), de atrativos da culinária típica e, principalmente, a motivação desses eventos é o contato direto com o público-alvo que pode gerar um retorno (feedback) fundamental para um bom planejamento da atividade turística. Por fim, cabe ressaltar que, mesmo que o evento tenha tido a participação de um público universitário (e bem informado), ficou evidente a potencialidade turística das diferentes regiões brasileiras.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.