O PROTAGONISMO DE ALUNOS DO PROJETO ECCO ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO NA E.M.E.F. MENINO DEUS

HELIO AFONSO ETGES, VIVIANE SCHERER FETZER

Resumo


O trabalho discutiu o protagonismo dos alunos nas atividades do Projeto Educação, Cidadania e Comunicação (ECCo), da Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz. O objetivo foi compreender a realização do Projeto, buscando detectar resultados junto a alunos participantes em 2015 ao lado de manifestações de ex-integrantes do Projeto e da direção da E.M.E.F Menino Deus, de Santa Cruz do Sul. Em função da proposição feita, foi usada a pesquisa qualitativa para aprofundar a discussão em torno do tema, que vem acompanhada das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista em profundidade e pesquisa participante. Na busca teórica foram apresentados conceitos para que se tivesse uma base teórica para a pesquisa. Entre esses conceitos está o de cidadania, através de autores como Aristóteles, Corrêa, Kunsch; o de educação com o auxílio de Freire, Soares e Melo; o de comunicação conceituada por Melo, Luhmann e Schaun; o de comunidade apoiado em Bauman, Souza e Gadotti; e de educomunicação, através de Schaun, Soares e Freire, que serviram de base para a construção da análise. Em seguida foi traçado um levantamento de reportagens do jornal Gazeta do Sul sobre o Projeto ECCo com o intuito de utilizar seus dados na construção de um breve histórico das atividades dos seis anos de realização. A ideia de execução do Projeto ECCo iniciou após os professores do Departamento de Comunicação Social da Unisc, Hélio Afonso Etges e Mirela Hoeltz, desenvolverem trabalhos na área de educomunicação nas escolas Ernesto Alves de Oliveira e Educar-se no ano de 2008, no município de Santa Cruz do Sul - RS. Estes professores, em uma conversa com a coordenadora de projetos da Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, Miriam Etges, propuseram formar uma parceria para realização de um projeto, na área de educomunicação em escolas do município de Santa Cruz do Sul. A Fundação Gazeta amparou a iniciativa, tornando-se apoiadora e executora do projeto. O projeto já fez sua intervenção na E.M.E.F. Luiz Schroeder, na E.E. Petituba, na E.E.E.F. Willi Carlos Frohlich, na E.M.E.F. Harmonia, na E.E.E.M. Ernesto Alves de Oliveira, na E.E.E.M. Monte Alverne, permanecendo por mais tempo ativo na E.M.E.F. Menino Deus. Na análise foram apresentados dados obtidos na pesquisa participante, realizada no período de 9 de abril a 14 de maio, ao lado de informações trazidas por ex-integrantes do Projeto e pela direção da escola. Foi proposta uma gravação no laboratório de rádio do curso de Comunicação Social da Unisc, e, para isso, os alunos do projeto foram instigados a criar roteiros sobre assuntos que fossem do seu interesse. Na gravação foram criados ecossistemas comunicativos formados pelos professores, coordenação do curso de Comunicação Social, assistente social da Fundação Gazeta, monitor do laboratório de rádio. Após a gravação os alunos e professores realizaram avaliação das produções, levantando os pontos fortes e fracos da atividade finalizada. Dentro da E.M.E.F. Menino Deus, o ECCo é reconhecido pelos alunos, professores e funcionários que auxiliam nas atividades e apoiam os alunos na construção de textos que posteriormente são publicados no jornal Gazeta do Sul, na cobertura de eventos da escola e no empréstimo de materiais. Diante do proposto verificou-se que os alunos e ex-integrantes do Projeto ECCo são protagonistas das atividades e têm o incentivo tanto dos professores quanto da escola para a realização das atividades extraclasse.


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