PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 10S NO SETOR DE ALMOXARIFADO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO

AIRTON GARCIA DA SILVA, LEDIANE APARECIDA DOSSENA

Resumo


A competitividade e as exigências dos clientes crescem cada vez mais, e as empresas precisam sobreviver em um mercado em constante inovação. Para Degen (1989), a competitividade é a norteadora para ocorrerem mudanças nas atividades da empresa, bem como a diferenciação de seus produtos. Dentro deste contexto o Programa 10s resulta de uma evolução do conceito 5s que nasceu no Japão, na década de 50, com o intuído de servir para a reconstrução do Japão que estava destruído pela Segunda Guerra. Em 1998 José Abrantes propôs três novos sensos com o lançamento do livro "O Programa 8S para o combate aos desperdícios em empresas e instituições", focado na mudança de hábitos e qualificação e treinamento de recursos humanos. E em 2007 a Embrapa publicou uma cartilha, "Programa 10S: Orientações para implentação" escrita por Lorien E. Zimmer e Claudete H. Clein, para as quais este programa é um sistema de mudança de atitudes que exige comprometimento de todos. Este programa propõe ações que visam transformar o ambiente de trabalho. A denominação 10S em português pode ser entendida como 10 sensos; senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde, senso de autodisciplina, senso de determinação e união, senso de treinamento, senso de economia e combate aos desperdícios, senso dos princípios morais e éticos e senso de responsabilidade social. O objetivo deste estudo é desenvolver uma proposta de implantação do Programa 10S no Almoxarifado da empresa Expresso Sinimbu, pois verificou a necessidade de melhorias na organização do espaço físico, aperfeiçoamento da padronização de informações, redução de custos com desperdício de tempo e de matéria-prima, aumento de produtividade. É necessário, também, criar bons hábitos, desenvolver talentos, valorizar o respeito à união entre colaboradores, diretores e sociedade, criando cidadãos e profissionais melhores.

Os objetivos específicos são: mapear as práticas relativas à qualidade adotadas no almoxarifado; analisar quais são as práticas desejadas pelos usuários deste ambiente; propor melhorias de acordo com o Programa 10S. Para o desenvolvimento deste trabalho será utilizada a pesquisa qualitativa, exploratória e estudo de caso, já a coleta de dados será feita através da entrevista semiestruturada com os colaboradores e gestores e da observação participante. A partir do exposto, o tema Programa 10S trará benefícios que podem ser obtidos tanto em conhecimento, como na reeducação e recuperação de valores no ambiente de trabalho, e em mais comprometimento dos colaboradores.


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