PLANO, PROJETO E PROGRAMA DA M.M. MAQUINAS INDUSTRIAIS

Autores

  • ELIZABETH HUBER MOREIRA UNISC
  • GABRIELE AYRES DA SILVA UNISC
  • LUCAS JARDIM DOS SANTOS UNISC
  • TATIANE IVANES CONRAD UNISC

Resumo

Na disciplina de Planejamento de Relações Públicas, do Curso de Comunicação Social da UNISC, realizada no semestre de 2015, os acadêmicos Tatiane Conrad, Gabriele Ayres e Lucas Jardim realizaram um plano, projeto e programa de Relações Públicas para a empresa M.M. Maquinas Industriais, situada na cidade de Santa Cruz do Sul. Inicialmente foi aplicada uma pesquisa institucional, que ofereceu os elementos necessários para uma análise da organização e de sua comunicação. Os objetivos deste trabalho foram: ampliar e melhorar a comunicação da empresa com seus públicos, reforçando a comunicação externa; aprimorar a comunicação interna; melhorar a comunicação organizacional; divulgar a empresa em grande escala; e aumentar as vendas. A empresa M. M. Maquinas Industriais funciona há mais de sete anos no mercado, com 11 funcionários fixos, além do próprio dono, de um representante comercial e dos prestadores de serviço. A empresa participa de todos os trabalhos da produção dos elevadores, instalação e manutenção. Por ser a única empresa próxima aos Vales do Rio Pardo e do Taquari, possui uma grande área para atuação, mas necessita de mais divulgação. Através do diagnóstico concluímos que a divulgação da empresa se dá prioritariamente por meio de um representante comercial, uma página no Facebook e folders que estão dispostos na sede da empresa. Não há nenhuma comunicação por meio de jornal, rádio ou TV. Além disso, a empresa possui cinco veículos, para visitas, entregas e instalações, além da manutenção. Nenhum dos carros possui algum tipo de comunicação visual para divulgar a empresa com mídia espontânea. Estabelecer os conceitos de missão, visão e valores para a empresa será de grande valia, pois trará todos os envolvidos na empresa para um mesmo foco. Assim espera-se que o comprometimento dentro de suas funções diárias e das metas a cumprir seja levado mais a sério. Para o plano de comunicação estratégico, decidiu-se pela criação dos conceitos de missão, visão e valores para que a empresa possua claramente definido qual seu propósito; utilização da mídia digital com a criação de um site além da manutenção da pagina do Facebook; adesivagem dos veículos da empresa e da família; realização de um mural interno; realização de confraternização em datas festivas e aniversários; produção de material gráfico e do cartão RP. Foi feito um quadro com cronograma anual e a estimativa de orçamento de cada item. O projeto de comunicação mercadológica foi definido com prioridade em aumentar as vendas, gerando mais visibilidade e divulgando-a em grande escala. Para este projeto, estipulou-se um cronograma semestral para aplicá-lo, bem como uma estimativa de investimento. Para a elaboração do programa de comunicação foi escolhido a criação da página na web, pois seria um canal completo e traria uma imagem mais séria a empresa. Além de oferecer informações importantes antes do primeiro contato, o site também disponibilizará uma opção para orçamento, facilitanto o contato com a empresa. Dessa forma finaliza-se este trabalho com as metas estabelecidas de forma clara e objetiva para que a empresa possa trabalhar com foco nas necessidades, a fim de reestruturar sua imagem e aumentar suas vendas.

Biografia do Autor

  • ELIZABETH HUBER MOREIRA, UNISC
    UNISC
  • GABRIELE AYRES DA SILVA, UNISC
    UNISC
  • LUCAS JARDIM DOS SANTOS, UNISC
    UNISC
  • TATIANE IVANES CONRAD, UNISC
    UNISC

Publicado

2015-10-21

Edição

Seção

Ciências Socias Aplicadas