PLANO, PROJETO E PROGRAMA DA M.M. MAQUINAS INDUSTRIAIS

ELIZABETH HUBER MOREIRA, GABRIELE AYRES DA SILVA, LUCAS JARDIM DOS SANTOS, TATIANE IVANES CONRAD

Resumo


Na disciplina de Planejamento de Relações Públicas, do Curso de Comunicação Social da UNISC, realizada no semestre de 2015, os acadêmicos Tatiane Conrad, Gabriele Ayres e Lucas Jardim realizaram um plano, projeto e programa de Relações Públicas para a empresa M.M. Maquinas Industriais, situada na cidade de Santa Cruz do Sul. Inicialmente foi aplicada uma pesquisa institucional, que ofereceu os elementos necessários para uma análise da organização e de sua comunicação. Os objetivos deste trabalho foram: ampliar e melhorar a comunicação da empresa com seus públicos, reforçando a comunicação externa; aprimorar a comunicação interna; melhorar a comunicação organizacional; divulgar a empresa em grande escala; e aumentar as vendas. A empresa M. M. Maquinas Industriais funciona há mais de sete anos no mercado, com 11 funcionários fixos, além do próprio dono, de um representante comercial e dos prestadores de serviço. A empresa participa de todos os trabalhos da produção dos elevadores, instalação e manutenção. Por ser a única empresa próxima aos Vales do Rio Pardo e do Taquari, possui uma grande área para atuação, mas necessita de mais divulgação. Através do diagnóstico concluímos que a divulgação da empresa se dá prioritariamente por meio de um representante comercial, uma página no Facebook e folders que estão dispostos na sede da empresa. Não há nenhuma comunicação por meio de jornal, rádio ou TV. Além disso, a empresa possui cinco veículos, para visitas, entregas e instalações, além da manutenção. Nenhum dos carros possui algum tipo de comunicação visual para divulgar a empresa com mídia espontânea. Estabelecer os conceitos de missão, visão e valores para a empresa será de grande valia, pois trará todos os envolvidos na empresa para um mesmo foco. Assim espera-se que o comprometimento dentro de suas funções diárias e das metas a cumprir seja levado mais a sério. Para o plano de comunicação estratégico, decidiu-se pela criação dos conceitos de missão, visão e valores para que a empresa possua claramente definido qual seu propósito; utilização da mídia digital com a criação de um site além da manutenção da pagina do Facebook; adesivagem dos veículos da empresa e da família; realização de um mural interno; realização de confraternização em datas festivas e aniversários; produção de material gráfico e do cartão RP. Foi feito um quadro com cronograma anual e a estimativa de orçamento de cada item. O projeto de comunicação mercadológica foi definido com prioridade em aumentar as vendas, gerando mais visibilidade e divulgando-a em grande escala. Para este projeto, estipulou-se um cronograma semestral para aplicá-lo, bem como uma estimativa de investimento. Para a elaboração do programa de comunicação foi escolhido a criação da página na web, pois seria um canal completo e traria uma imagem mais séria a empresa. Além de oferecer informações importantes antes do primeiro contato, o site também disponibilizará uma opção para orçamento, facilitanto o contato com a empresa. Dessa forma finaliza-se este trabalho com as metas estabelecidas de forma clara e objetiva para que a empresa possa trabalhar com foco nas necessidades, a fim de reestruturar sua imagem e aumentar suas vendas.


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