PORTAL E FACEBOOK: CRIAÇÃO DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO ENTRE A ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES ECOLÓGICOS DE CANDELÁRIA E A COMUNIDADE

HÉLIO ETGES , JÚLIA IPÊ DA S LVA, LIESE SCHER BERWANGER

Resumo


Introdução

Uma união de ideias e de esforços. Desta forma iniciou este trabalho. Em uma conversa, em uma sexta-feira do mês de março de 2015, entre as autoras e um funcionário da Emater/Ascar de Candelária, surgiu a proposta de apresentar ao mundo um trabalho, que vem sendo realizado há 33 anos no município. Desde 1982, famílias rurais de Candelária mantêm o hábito de cultivar produtos orgânicos e ecológicos. Trata-se da Associação dos Feirantes Ecológicos de Candelária (Afecan), que conta com 19 produtores rurais do município.

O principal motivo de inspiração para realizar este projeto foi o apelo da Emater/Ascar de Candelária em criar um canal de comunicação entre a Afecan e a comunidade. Até o início de 2015, os integrantes da associação se comunicavam de forma presencial, por telefonemas ou por e-mail. De início foi solicitada a criação de uma página no Facebook. Entretanto, as acadêmicas decidiram unir as duas ferramentas e criar o Portal Afecan ((www.portalafecan.com) e a página na rede social (www.facebook.com/afecandelaria). Para a coleta de dados foi utilizado o período de 5 de maio a 5 de junho.

Metodologia

Assim definido o foco do projeto, as estratégias de ação foram elaboradas. Juntamente com o orientador e com a Emater/Ascar local, o primeiro passo estabelecido foi conhecer as necessidades da Afecan e, a partir disso, montar um modelo de site e página no Facebook para apresentar aos associados. Feito isso, os dois canais de comunicação ficaram em teste durante aproximadamente um mês, sendo utilizados somente pelas acadêmicas e pelos feirantes. O objetivo foi fazer com que os feirantes conhecessem e se habituassem aos canais.

Após esse tempo, com a página do Facebook Afecan e o Portal Afecan prontos, iniciaram as visitas às propriedades dos feirantes. Vale ressaltar que os equipamentos utilizados para a produção dos conteúdos foram celulares e máquina fotográfica semiprofissional de propriedade das acadêmicas.

Resultados

Entre os resultados do projeto experimental pode-se perceber que novos consumidores passaram a frequentar a feira, após terem acompanhado a divulgação nos canais de comunicação. Conforme o extensionista da Emater/Ascar, Sanderlei Pereira, "o aumento da comercialização chegou a 10%. O trabalho ajudou a quem não conhece a Afecan e lembrou àqueles que já a conheciam. Mas, o principal é que os feirantes vão se apropriar destas ferramentas para continuar com a divulgação". Outro resultado que a iniciativa conquistou foi a oportunidade dos integrantes da Associação participarem de um curso de informática.

Conclusão

Trabalhar com a Afecan foi de grande valia tanto para o currículo acadêmico quanto para a bagagem da vida. É indescritível a sensação de poder acompanhar os trabalhos dos feirantes, que têm a missão de produzir alimentos totalmente "limpos", pensando na qualidade de vida e na saúde dos consumidores.

Após um mês, os números arrecadados pela página da Afecan no Facebook foram: Total de curtidas: 152. Região do público de curtidores: os três municípios com maior número de curtidores são das cidades de Candelária, seguido por Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Neste quesito vale a pena ressaltar que a página alcançou fãs em países como Alemanha, Itália e Estados Unidos.

Com relação ao Portal Afecan o número total de sessões/visitas foi de 598. O alcance geográfico foi de 587 visitas realizadas do Brasil e as demais foram oriundas de países como Estados Unidos, Japão, Reino Un


Apontamentos

  • Não há apontamentos.