RUMOS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

ANA LUIZA FERREIRA LOPES, ANDRE DE LUCENA MORAES, EDUARDA LANSINI CAPELARI, ROSEMERI DOS SANTOS PAZ, VIVIANE RIEDIGER, JULIANE PEDROSO, CÁSSIA ANDRADA DE AULA

Resumo


O Projeto de extensão Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho foi criado em 2013, com o objetivo de aproximar a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC das Escolas Públicas de periferia do município de Santa Cruz do Sul, nas quais há uma concentração de alunos em situação de vulnerabilidade social, para estabelecer um processo de busca ativa de estudantes com perfil para ingressar no ensino superior através do Programa Universidade para Todos - PROUNI. As ações do projeto são executadas pelo Programa UNISC-Escola em parceria com setores da Instituição, estudantes e professores dos Cursos de Graduação. Após a realização de duas edições, algumas considerações foram importantes para o planejamento estratégico de abordagens das oficinas e novas formas de intervenção nas escolas. Na primeira edição, em 2013, foram atendidos alunos de turmas de 3º ano do ensino médio. As oficinas foram planejadas para instrumentalizá-los sobre as formas de acesso ao ensino superior. Durante esse processo percebeu-se a necessidade de atender também as turmas de 1º e 2º anos, pois havia uma grande evasão destes alunos devido a diversas questões sociais. Na 2ª e 3ª edições, as ações foram ampliadas e focadas nos três anos do ensino médio. As oficinas realizadas nas turmas de 3º ano mantiveram o mesmo foco do ano anterior, porém as atividades planejadas para as turmas de 1º e 2º anos foram pautadas numa intervenção para a construção de projeto de vida, tema essencial para alcançarmos o objetivo do projeto e contribuir, de fato, para a melhoria das condições e do modo de vida dos participantes, preceito das ações comunitárias desenvolvidas pela Instituição. Outra necessidade identificada se refere à articulação de áreas distintas para a realização das oficinas, visto que o trabalho com adolescentes e jovens requer um olhar atento para as especificidades desse público. A necessidade de estabelecer uma abordagem dinâmica e de criar uma identidade fez com que estudantes das áreas do Serviço Social, Comunicação Social, Psicologia e Letras agregassem a equipe do Projeto. O serviço social tem como atribuição promover a articulação entre as áreas do conhecimento que integram o projeto para a construção de um trabalho coeso e que permita potencializar o acesso às informações. A área de comunicação social cria não só uma identidade visual para o projeto, mas também desenvolve peças publicitárias que despertem o interesse dos alunos pela formação continuada. As bolsistas de Psicologia realizam oficinas, as quais abrangem temáticas que possibilitem reflexões, dos próprios alunos, em direção às expectativas de futuro e aspectos profissionais. O objetivo principal liga-se a uma produção de sentido no estudar, e, com isso, motivar ideias sobre o que desejam fazer profissionalmente, considerando o que lhes identificam. Os acadêmicos do Curso de Letras têm a tarefa de qualificar, por meio de oficinas dinâmicas, o desempenho da escrita e da interpretação de textos. As ações são elaboradas conforme a percepção da realidade de cada escola e do meio onde está inserida. Em três anos de atividades o projeto beneficiou 1577 alunos e contribuiu para que 138 desses ingressassem na educação profissionalizante ou no ensino superior. Outro resultado propiciado pelas ações do projeto foi a intervenção e interesse de 24 acadêmicos de diversos cursos pela extensão universitária. Palavras-Chave: Extensão Universitária. Intervenção. PROUNI.


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