PROJETO DE EXTENSÃO PRODUTIVA E INOVAÇÃO (PEPI)

FABIANO AUGUSTO RAMPELOTTI, TIAGO FARIAS DIAS

Resumo


Neste relatório apresenta-se um projeto que foi realizado no anos de 2013 e 2014, na região do Vale do Caí. O Projeto de Extensão Produtiva e Inovação (PEPI) é um Convênio (13/2013) firmado entre a AGDI (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento) e a UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) campus de Montenegro. O projeto foi executado no Campus da Unisc em Montenegro sendo composto por uma equipe com 1 coordenador (Professor da Unisc), 5 extensionistas e 1 bolsista. O objetivo era atender 100 empresas, podendo ser elas indústrias ou agroindústrias de médio e pequeno porte, localizadas no Vale do Caí. Todos os extensionistas possuíam curso superior em Administração de empresas. O projeto previa atendimento sem custo para os empresários pelo período de até um ano na sede da empresa. No primeiro momento os extensionistas foram em busca das empresas realizando cadastro. Depois de ter cadastro pronto, eles realizavam um diagnóstico nas empresas. Através dos diagnósticos se identificava os pontos fortes e as oportunidades de melhorias. Com base nos pontos fracos se elaborava um plano de ação para que a empresa pudesse implementar as melhorias. Durante o processo de implementação das ações propostas no plano de ação, a empresa era acompanhada pelo extensionista, recebendo visitas periódicas para acompanhar o andamento do plano de ação. Na primeira etapa do projeto as empresas recebiam atendimento nas áreas de suprimentos, produção, marketing, finanças e produção mais Limpa. No segundo momento, caso a empresa implementasse todas as ações propostas, ou obtivesse uma nota superior a 70% no Diagnóstico Módulo Básico ela era atendida também no Módulo Produtivo e Inovação. Nesta etapa do projeto trabalhava-se a estratégia da empresa, inovação, produção mais limpa e perdas no processo produtivo. Vinte e duas (22) participaram do Módulo Produtivo e Inovação recebendo os diagnósticos P+L (Produção Mais Limpa), Diagnóstico de Inovação, Diagnóstico de Perdas e Diagnóstico Estratégico. Levando-se em consideração que cada empresa do MPI recebe 4 diagnósticos, pode-se concluir que foram realizados 88 diagnósticos no MPI e 101 diagnóstico do Módulo Básico, totalizando 189 diagnósticos realizados. Somando todas as ações propostas pelos extensionistas nos planos de ação há um total de 271 ações das quais 165 ações que foram implementadas nas empresas atendidas, ou seja, 60, 88% das ações propostas foram implementadas no decorrer do projeto. Para as outras ações não houve tempo hábil para implementá-las durante o projeto porém as empresas se comprometeram a implementá-las posteriormente. O projeto no ano de 2014 teve um total de 102 empresas com grade variedade de setores de atuação atendidas. As empresas participantes do projeto tiveram acesso ao NITT da Unisc, onde receberam orientações a respeito do registro de marcas e patentes. Algumas empresas participantes do projeto puderam encaminhar o registro de marca por um preço mais acessível, por estarem vinculados à Unisc. Durante o período de realização do projeto as empresas puderam participar de dois workshops realizados na Unisc, nos quais especialistas palestraram para as empresas sobre inovação, acesso a novos mercados e acesso a créditos com subsídio. As empresas participantes do projeto obtiveram vários benefícios, tais como melhoria na sua gestão como um todo, planejamento de longo prazo, acesso a novos mercados, acesso a crédito, participação de feiras de negócio etc.


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