EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO PARA ONG DE FOMENTO À PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ECOLÓGICOS

LEANDRO JUNHKERR PORTO, LETICIA AGUIAR SANTOS, RICARDO KITTEL POHLMANN, ANGELA CRISTINA TREVISAN FELIPPI

Resumo


O projeto Assessoria de Comunicação ao Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) tem como objetivo planejar e realizar a comunicação para a ONG que atua em Santa Cruz do Sul e região no fomento à produção de alimentos ecológicos e à organização dos agricultores familiares. As ações de comunicação têm em vista o fortalecimento e a valorização da imagem da organização junto aos seus públicos - agricultores familiares, consumidores das feiras e sociedade em geral. O projeto se iniciou no final de 2014 e conta com três bolsistas, graduandos em Comunicação Social - Relações Públicas, Jornalismo e Produção em Mídia Audiovisual, com suporte da professora coordenadora do projeto. Foi elaborado um planejamento de comunicação para o CAPA - área carente na ONG em função da falta de recursos para manter um profissional. O planejamento teve como principais frentes: a) a criação de laços com o consumidor das feiras ecológicas e da Loja da Ecovale (Cooperativa Regional dos Agricultores Ecologistas, cooperativa de agricultores nascida do trabalho do CAPA); b) o estreitamento das relações com a sociedade por meio da mídia; c) a realização de atividades de comunicação relacionadas aos 15 anos da Ecovale, em agosto. Todas as atividades foram pensadas e executadas em diálogo com os técnicos do CAPA. Para criar um laço com os consumidores e valorizar as famílias rurais e a agroecologia, optou-se pela criação da fanpage da Cooperativa, cuja intenção é fazer a organização ser lembrada, inclusive pelas pessoas que não a conheciam e que passaram a conhecê-la através da mídia digital. Na fanpage ocorre divulgação de eventos, disseminação de informações da organização e da agricultura ecológica - alcançando em julho quinhentas curtidas. Ainda sobre os públicos, têm sido feitas ações especiais, no Dia Internacional da Mulher, quando se distribuiu chás com cartão poético para as agricultoras e consumidoras da feira ecológica da cidade. Outra ação foi uma pesquisa de opinião pública junto aos agricultores cooperados para saber sobre o consumo de mídia, para melhor planejar a comunicação. No que diz respeito ao relacionamento com a mídia, inicialmente, os esforços foram na construção do mailing list da imprensa regional para viabilizar o trabalho que se seguiu no contato com a mídia; e organizaram os recortes de notícias publicadas na mídia ao longo dos anos sobre a ONG e a Cooperativa, que careciam de sistematização e arquivo. Após, semanalmente, tem havido a produção de conteúdos jornalísticos e a busca de espaço para o CAPA e a Ecovale na mídia regional. São produzidos releases, notas, sugestões de pauta, boletins de rádio e vídeos. Em agosto de 2015, 30 textos jornalísticos haviam sido produzidos, com publicação nas mídias (jornal, rádio, sites, portais e redes sociais). A terceira frente de trabalho foi a divulgação dos 15 anos da Cooperativa e das festividades alusivas à data, bem como a produção de um vídeo institucional de memória da Ecovale. O vídeo tem aproximadamente 20 minutos de duração e foi realizado na região do Vale do Rio Pardo e parte do Taquari, com depoimentos de agricultores e agricultoras e jovens rurais, além dos técnicos e funcionários do CAPA e da Ecovale sobre a importância e a história da Cooperativa. Os bolsistas realizaram roteiro, filmagem, edição, finalização, texto e narração, apresentado o vídeo aos agricultores num almoço festivo da Cooperativa. Até o final de 2015, cada família cooperada receberá uma cópia em DVD do vídeo.


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