TRABALHO COM CRIANÇAS ABRIGADAS: O GRUPO "CONTA SONHOS"

ISABELA CRISTINA LEMOS, PATRICIA WILLIG MOR, MIGUEL ANGEL LIELLO

Resumo


O projeto COPAME é um projeto que tem a participação de diversas áreas, coordenado pela Psicologia. A COPAME é uma instituição filantrópica, que abriga crianças de zero a doze anos em situação de desamparo, dando assistência integral e passando a ser um local de referência de amor e de cuidado para essas crianças. A psicologia, baseada na Gestalt-terapia de cunho fenomenológico-existencial, atua nesse projeto com o objetivo maior de promover o bem-estar geral da instituição, ou seja, das crianças e dos profissionais que lá atuam. Além disso, a psicologia, dentro desse contexto, busca provocar momentos de reflexão e a diminuição das aflições, por meio da conscientização dos sujeitos. Para que isso aconteça, existe um grupo que se reúne quinzenalmente com os profissionais da COPAME e que, a partir do ano de 2015, passou a contar com encontros semanais com os meninos e meninas de oito a doze anos. Além desses, há o grupo denominado "Conta Sonhos" que se reúne semanalmente com as crianças de ambos os sexos, na faixa etária de três a sete anos. Há também encontros semanais com a equipe de bolsistas da psicologia juntamente com o professor responsável pelo projeto, para um momento de supervisão e de estudos de bibliografias para que possam ser aprofundados conhecimentos para além da prática. O intuito do grupo "Conta Sonhos", é proporcionar um espaço para que as crianças contem seus sonhos e também possam expressar seus sentimentos, frustações, desejos e situações cotidianas. As atividades visam estimular a criatividade e a imaginação das crianças, utilizando do lúdico como ferramenta, além de outros recursos a fim de proporcionar um efeito terapêutico. Considera-se de suma importância momentos que possibilitem e os incentivem a externalizar suas emoções. É propósito também desse momento compartilhar vivências reais, mas também dar a possibilidade para que elaborem um final diferente para sua história, que, na maioria das vezes, é marcada por situações difíceis. As atividades propostas como os desenhos, pinturas, colagens, inclusive o momento para que contem seus sonhos, de modo geral, permitem que as crianças acessem suas próprias fantasias e que possam compartilhá-las, dando novas resoluções para suas conflitivas, sendo um possível efeito secundário a ressignificação de seus sentimentos. Percebemos que através de todas as atividades. Além da elaboração e da externalização dos sentimentos e emoções há também uma função educativa: as crianças aprendem o significado e a importância de valores, como o respeito, a empatia, a paciência e os limites.


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