O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

ALINE CAROLINE DA ROSA, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC-2015, desenvolvemos atividades na modalidade Oficinas de Aprendizagens na escola José Ferrugem, localizada na Rua Oscar Hugo Martin, 145, na cidade de Santa Cruz do Sul, com turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, divididas em dois grupos, de acordo com o ano escolar em que se encontram. OBJETIVOS: São objetivos deste projeto trabalhar, de forma lúdica e prazerosa com as crianças, diferentes atividades matemáticas, auxiliando-as em suas dificuldades e possibilitando novos conhecimentos, através de um planejamento flexível que abranja as necessidades de cada criança e do coletivo, além de vivenciar os conteúdos matemáticos, através de jogos e brincadeiras. METODOLOGIA: Esta oficina é realizada uma vez por semana, dividida em dois momentos, nos quais trabalhamos com o 1°, 2° e 3° anos em um dos períodos e 4° e 5° anos em outro. Para que fosse possível realizar um trabalho significativo, que facilitasse o entendimento das crianças sobre a matemática, foi necessário pensar em uma forma de planejamento que abrangesse suas necessidades e propiciasse novos saberes, buscando sempre suprir as dificuldades que as crianças vinham apresentando, cada uma dentro de suas possibilidades e ano em que se encontra. O planejamento foi pensado de forma flexível e diferenciado para ambos os grupos. As atividades propostas permitem que todas as crianças possam realizar diferentes questões a partir dos conhecimentos que já dominam, de modo que a prática em sala de aula auxilie a desenvolver com cada criança aquilo que ela necessita continuar trabalhando. Exemplo disso são as histórias matemáticas, nas quais os alunos podem resolver utilizando tanto a multiplicação, quanto a adição. Assim, um mesmo planejamento, pode ser pensado e organizado, para diferentes grupos etários e de anos diferentes. RESULTADOS: A partir da experiência cotidiana, fui qualificando minha habilidade em planejar e o conhecimento em relação às crianças possibilitou pensar em atividades que fossem atrativas e relacionadas aos conteúdos que eram necessários ser trabalhados. Em contrapartida, as crianças aprendiam através daquilo que lhes era prazeroso, o que aumentava sua vontade de participar. CONCLUSÃO: Trabalhar com esta oficina proporcionou uma experiência singular em relação ao planejamento pedagógico, pois cada grupo exigiu uma organização, na qual fosse possível trabalhar as dificuldades de todas as crianças, de forma individual e coletiva ao mesmo tempo, em um mesmo plano. Com isso, pudemos perceber que o conhecimento da turma é extremamente importante no quesito planejamento, pois proporciona pensar e propor atividades de interesse para as crianças e desafios ao professor na elaboração de problematizações instigantes. Foi uma grande aprendizagem perceber que é possível realizar uma mesma atividade com todos, focando questões individuais de acordo com as necessidades que eles apresentarem, sem deixar de atender o coletivo.

Palavras-Chave: Planejamento - Grupos etários - Flexibilidade.


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