MATEMÁTICA: UM PROCESSO LÚDICO E PRAZEROSO
Resumo
INTRODUÇÃO: Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, desenvolvemos a modalidade Oficina de Aprendizagem na escola José Ferrugem em Matemática, por solicitação da escola, localizada na Rua Oscar Hugo Martin, 145, na cidade de Santa Cruz do Sul, com turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental durante o ano de 2015/1. OBJETIVOS: Nosso principal objetivo é propor ações pedagógicas de forma lúdica e prazerosa em matemática, auxiliando os alunos em suas dificuldades, de modo que as atividades sejam significativas para eles. METODOLOGIA: A oficina é realizada uma vez por semana no turno da manhã, desde o início do semestre, dividida em dois momentos de aproximadamente duas horas, nos quais realizamos as atividades com as crianças divididas em dois grupos, 1° ao 3° ano e 4° e 5° anos. Nesses momentos, buscamos trabalhar a matemática, de forma prazerosa, através de jogos, brincadeiras e diferentes atividades do tipo quebra-cabeça, tabuleiros, trilhas, pescarias lúdicas, gincanas, entre outras, que aprendemos durante nossa formação, objetivando sempre um melhor entendimento por parte dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, que são trabalhados na escola. Visamos ao "Aprender brincando" como um meio de tornar estes aprendizados significativos. Para tanto, elaboramos com os alunos um projeto pedagógico, intitulado "Estudando a Matemática", no qual eles foram problematizados e levados a refletir sobre o que é a matemática, qual a sua importância em nosso cotidiano e quais as coisas que eles consideravam pertinentes aprender sobre o assunto. Partindo das respostas dos alunos, fomos (re)construindo conceitos sobre a matemática, proporcionando situações nas quais eles precisaram pensar e refletir para obter sucesso na resolução dos problemas, que foi um dos instrumentos que mais utilizamos no decorrer de nosso trabalho, além de criar situações para exercitar o raciocínio lógico-matemático. Desse modo, ao longo do tempo, eles foram conhecendo novas técnicas e formas de se "fazer" matemática, além dos cálculos e números. RESULTADOS: Durante a realização das oficinas, os alunos foram demonstrando "ansiar" pela chegada de nossos encontros, mostrando-se mais participativos, aprendendo e participando dos jogos e atividades, tanto que, em determinados momentos, eles acabavam sugerindo atividades e encontrando uma nova forma de trabalhar a matemática. Eles foram percebendo que a matemática está bem mais presente em nosso cotidiano do que pensavam estar. CONCLUSÃO: A oficina de aprendizagem nos proporcionou situações, nas quais colocamos em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, sempre aprendendo coisas novas com os alunos, pois, muitas vezes, eles nos provocavam com questões novas, as quais precisávamos estudar e ir atrás para satisfazer à sua vontade de aprender. Além disso, a oficina de aprendizagem possibilitou que exercitássemos nossa prática em sala de aula.
Palavras-chave: Matemática - Ludicidade - Projeto Pedagógico.
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