ORIENTADOR EDUCACIONAL: A COMUNIDADE EM FOCO!

MURILO SANTOS KONZEN, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: Este resumo apresenta as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, na modalidade de gestão na Orientação Educacional na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus. A escola se localiza no Bairro Faxinal Menino Deus, na cidade de Santa Cruz do Sul, e oferece escolarização do 1° ano ao 9° ano do Ensino Fundamental. Minha participação nas atividades na Orientação Educacional iniciou desde 2014 e vem até o presente momento sendo desenvolvida na busca de soluções para situações envolvendo família-escola e também o contato direto com os educandos. OBJETIVOS: Contribuir para a formação dos alunos, observar suas necessidades e oferecer suporte para que os mesmos e toda a comunidade escolar encontrem possibilidades para a solução das suas problemáticas. METODOLOGIAS: Entendida a Orientação Educacional como um meio de desenvolver harmoniosa e equilibradamente todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e vocacional, mobilizou-se a escola, as famílias e os alunos para a investigação coletiva da realidade na qual todos estão inseridos. Através de conselhos de classes participativos, colegiados de professores e alunos, palestras, dinâmicas, atividades em sala de aula, contatos com o grêmio estudantil e conversas com as famílias, utiliza-se o diálogo, as trocas de experiências, reflexões e ações das práticas diárias, visando à resolução de conflitos e problemas que venham a ocorrer. Na efetivação das ações do Grêmio Estudantil realizamos debates nas turmas sobre assuntos de interesse e necessidade dos alunos envolvidos e também promovemos encontros para debater a formação de bons líderes. Desta forma, foram trabalhadas as seguintes temáticas: sexualidade, drogas, problemas familiares e cuidado e conservação do ambiente escolar. RESULTADOS: Após dois anos de trabalhos desenvolvidos na escola, percebemos a melhor relação entre alunos e professores, o respeito entre os membros da comunidade escolar, a maturidade para resolver problemas através do diálogo e um contato maior das famílias com a escola. CONCLUSÃO: Constatamos que a orientação educacional é uma aliada na promoção do convívio harmonioso da comunidade escolar, podendo articular e se posicionar frente à realidade, trabalhando as problemáticas e dando suporte e norteando caminhos para a solução das mesmas.

Palavras-chave: Orientação Educacional - Práticas Pedagógicas - Comunidade Escolar.


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