FORMAÇÃO DE LÍDERES EM AMBIENTE ESCOLAR

MONICA GUIMARAES PEREIRA, ERNESTO LUIS ALVES, CAMILO DARSIE DE SOUZA, DOUGLAS LUIS WEBER

Resumo


A gestão escolar é uma parte importante das vivências cotidianas da escola envolvendo todo o corpo docente, funcionários e alunos. Visando uma melhor interação entre os meios, a partir da formação de líderes e representantes de turmas, o trabalho foi desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2015, na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, no município de Santa Cruz do Sul. As atividades foram conduzidas por acadêmicos/bolsistas do subprojeto Interdisciplinar do PIBID UNISC, objetivando a revitalização do Grêmio estudantil da escola. Objetivos: Incentivar a formação de liderança em sala de aula, desenvolver o trabalho em grupo de forma a integrar o aluno com o meio escolar, reformular o Grêmio estudantil da escola, orientar o trabalho de gestão dos representes do Grêmio Estudantil. Metodologia: Inicialmente foi apresentado para professores, alunos e comunidade escolar, em uma reunião, o projeto de revitalização do Grêmio Estudantil, tendo como ponto de referência a participação dos alunos em projetos desenvolvidos e proporcionados pela escola. Após uma convocação, foram abertas as inscrições para chapas de representantes, com tempo determinado pelo estatuto do próprio grêmio. Foram realizadas as eleições e uma chapa tomou posse em seguida. O primeiro passo tomado foi uma reestruturação do estatuto, visando uma maior participação dos alunos e, a partir disso, o planejamento de projetos dentro do cronograma da escola. Todos os alunos do Grêmio Estudantil recebiam tarefas e tinham objetivos prévios para serem desenvolvidos e cumpridos em reuniões que ocorriam nas dependências da escola em turno oposto, sempre com a participação da direção. Principais Resultados: Durante o decorrer do semestre foram notados avanços significativos na mudança de postura e envolvimento dos alunos. A partir das tarefas propostas, eles realizaram diversas intervenções nas programações da escola como, por exemplo, a elaboração de uma gincana envolvendo alunos de todas as turmas e turnos. Realizaram também jogos de integração entre os alunos mostrando organização e empenho, além de participarem periodicamente de reuniões escolares, atividades extra curriculares e desenvolvimento de projetos paralelos na comunidade. Conclusões: O presente projeto ajuda no desenvolvimento do caráter social e intelectual do aluno de forma a fazê-lo repensar sua participação e papel no meio vivenciado, atuando de forma construtivista e articuladora no âmbito escolar, refletindo, assim, seu crescimento como cidadão e líder. Ainda em desenvolvimento, novas tarefas já estão programadas e sendo elaboradas nos encontros semanais, para o próximo semestre.


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