PRESERVAR A NATUREZA É REVITALIZAR O MEIO
Resumo
O presente trabalho descreve algumas atividades realizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), inseridos no subprojeto Interdisciplinar. As ações descritas foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, localizada no Município de Santa Cruz do Sul, mais precisamente no bairro Dona Carlota. A ideia inicial do projeto surgiu a partir de visitas realizadas pela escola e, desta forma, acompanhadas pelos bolsistas do PIBID interdisciplinar. Estas visitas chamaram a atenção para diversos problemas ambientais existentes nos bairros próximos à escola. Dentre estes problemas, destacou-se, a falta de arborização, a poluição do Arroio das Pedras, e a quantidade excessiva de lixo nas ruas. Neste contexto, apresentamos o projeto denominado "Preservar a Natureza é Revitalizar o Meio". O objetivo principal foi tornar visível e significativo, para alunos, comunidade escolar e demais membros da sociedade, os problemas ambientais que envolvem o contexto da localidade em que moram. Partindo disto, buscamos incentivar a formação de agentes interventores em prol dos elementos naturais localizados em seu bairro. O desenvolvimento do trabalho ocorreu de forma direta com os alunos de sétimo a nono ano. Sendo assim, foram desenvolvidas algumas oficinas de caráter teórico para que os alunos construíssem conhecimentos relacionados ao tema proposto pelo projeto. Foram realizadas também atividades práticas e lúdicas, dentre estas, destacam-se a utilização de instrumentos tecnológicos de pesquisa, debates entre os alunos participantes do projeto, confecção de artesanato partindo da utilização de matéria-prima reciclável e, ainda, a elaboração de apresentação audiovisual para toda a comunidade escolar, com elementos produzidos por meio da execução do projeto. Como forma de encerrar as atividades e motivar as pessoas, foram distribuídas mudas de árvores frutíferas, adquiridas por meio de doação pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), para alunos, professores e demais componentes da comunidade escolar. Conforme os objetivos propostos no trabalho com relação aos problemas ambientais abordados, pôde-se notar que o entendimento sobre estes assuntos, bem como o interesse em tornarem-se indivíduos ativos em prol da natureza em seu meio, tenha aumentado significativamente. Outro ponto importante a se ressaltar está relacionado à abertura, tanto da escola quanto dos professores, para a aceitação e auxílio nas ações realizadas pelo projeto.
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