A GINCANA COMO UM RECURSO PARA ALFABETIZAR

JESSICA CRISTINA DOS SANTOS , CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA HAAS

Resumo


Jéssica Cristina dos Santos

jessicacsantos@mx2.unisc.br

Carla Lavínia Pacheco da Rosa

lavinia@unisc.br

Helga Haas

helga@unisc.br

INTRODUÇÃO: Este resumo relata a prática Pedagógica que foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc, na modalidade de docência assistida realizada com 20 alunos da turma de 1º ano, no turno da tarde, da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, localizada no centro de Santa Cruz do Sul, no primeiro semestre de 2015. OBJETIVOS: A atividade de monitoria teve como objetivo auxiliar o professor realizando diferentes atividades envolvendo a leitura, escrita, raciocínio, cálculos matemáticos, trabalho em equipe, entre outros. Também teve como objetivo a aprendizagem pessoal sobre docência em sala de aula real, aproximando os conteúdos da academia com a realidade. METODOLOGIA: Ao iniciar as atividades de monitoria em sala, percebi o interesse dos alunos por jogos e brincadeiras, desta forma, levei a eles a proposta de realizarmos uma Gincana, que logo teve a aceitação de todos. Sendo assim, passei a desenvolver diversas atividades que envolvessem a alfabetização e psicomotricidade, além de determinarmos em conjunto as regras da nossa Gincana. Então, através de um sorteio, formamos duas equipes que executaram atividades como: complete com as vogais; o que não combina; circuito das palavras; entre outras. Para todas as atividades propostas, os alunos puderam contar com o auxílio das professoras (titular e monitora) para tirarem suas dúvidas. RESULTADOS: Os alunos tiveram excelente participação em todas as atividades propostas, pois sempre demonstraram grande interesse por jogos e brincadeiras. Com a Gincana, oportunizamos aprendizagens mais significativas aos alunos, que aprenderam a trabalhar em grupo, trocar conhecimentos com os colegas, participar, questionar, comunica-se, resolver problemas, entre outros. Além disso, ficou possível observar as necessidades e dificuldades dos alunos, levando-nos a melhor auxiliá-los durante o semestre. CONCLUSÃO: A Gincana é um excelente recurso para a alfabetização já que os jogos e brincadeiras estão diretamente ligados ao desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Com jogos e brincadeiras bem elaborados, é possível propiciar aos alunos o desenvolvimento da leitura, escrita, raciocínio, lógica, além de fatores psicomotores, domínio do próprio corpo, desenvolvimento pessoal, qualidades físicas e sociais, postura, força, resistência, velocidade e criatividade. As intervenções de monitoria têm agregado valores imensuráveis a minha formação, que, em especial, foi muito valiosa porque através da Gincana pude criar um vínculo ainda maior com os alunos e perceber as necessidades de cada um para propiciar atividades envolvendo essas necessidades. Durante meu percurso


Apontamentos

  • Não há apontamentos.