CRIANÇAS X MÍDIA: PRÁTICAS DE CONSUMO E REPRESENTAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS DE PROPAGANDAS VOLTADAS AO DIA DAS CRIANÇAS

BETINA HILLESHEIM, DIONIZE VANESSA CONRAD, SALIMAR PASQUAL MARIANO

Resumo


O presente trabalho pretende investigar as representações de criança e infância produzidas pelas propagandas da mídia televisiva direcionadas ao público infantil, buscando compreender quais os atravessamentos possíveis e como, a partir destas colocações, as propagandas interferem na constituição de subjetividades nas crianças. Nesta mesma linha, problematizar as práticas de consumo, os conteúdos que fomentam os desejos de compras e suas consequências no âmbito familiar. Percebe-se que a mídia televisiva vem desenvolvendo um papel impositivo cada vez maior no que diz respeito a compras e escolhas de objetos da família como um todo. Além disso, auxilia na construção de subjetividades, partindo do pressuposto de que este veículo de comunicação tem forte impacto nas ressignificações dos modos de ser e de viver, atualmente desde a tenra infância. Em virtude disto, as crianças de hoje já nascem em um mundo diferente, tomado pelo uso das novas tecnologias e diversos meios de comunicação. Como exemplo, pode ser citado o instrumento principal desta pesquisa, a mídia televisiva. Os programas de TV ocupam grande parte do tempo na vida das crianças, o que impacta nas mudanças dos padrões de comportamentos. As brincadeiras tradicionais foram substituídas pelos desenhos animados ou jogos de computador, provocando, em alguns casos, o distanciamento do convívio com outras crianças, nas formas de se relacionar, se expressar e vivenciar os acontecimentos. As crianças já se encontram em um mundo tomado pela indústria do consumo e não têm noção deste jogo de poder. Logo, acabam apenas reproduzindo os padrões impostos, principalmente pela mídia televisiva, a qual estimula e desperta interesses, hábitos e desejos. A referida pesquisa, que está em andamento, será de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. O referencial teórico utilizado é com viés relacionado aos Estudos Culturais, com contribuições principalmente de Rosa Maria Bueno Fischer, Inês Henningen e Neuza Guareschi. Utilizará como objeto de estudo propagandas da TV aberta brasileira voltadas ao dia das crianças, dos canais Rede Globo, SBT, Rede Record e Bandeirantes, com dias e horários pré-determinados no período de 20 de setembro até 15 de outubro de 2015. A partir das propagandas analisadas, serão escolhidas as que fizerem referência às crianças de um modo geral e também as que se relacionarem a brinquedos, roupas e demais acessórios voltados ao público infantil, com faixa etária de 4 a 12 anos de idade. Neste momento, não será especificada a quantidade de propagandas analisadas, pois não se tem conhecimento dos conteúdos que irão aparecer no decorrer do período. A discussão inicial será com relação aos resultados parciais, tendo por base as questões teóricas que norteiam esta pesquisa.


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