INTERVENÇÃO ESCOLAR - O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO

LORECI PEREIRA DA SILVA, MARCIO LEANDRO TEIXEIRA HOFFMANN, SANDRA BEATRIZ DA SILVA

Resumo


A Intervenção Escolar é uma experiência de Gestão que insere os bolsistas do PIBID/UNISC, do Subprojeto Interdisciplinar em atividade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, e ocorreu através de uma Oficina Itinerante de Valores em Sala de Aula, com alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Teve por objetivo contribuir na formação escolar e social do discente dentro do ambiente escolar; discutir e gerenciar os conflitos do dia a dia através do lúdico e da participação efetiva dos discentes como protagonistas de suas vivências; fomentar no discente o interesse por situações de aprendizagem cooperativa, de colaboração com o próximo e de troca de informações; intermediar a relação do discente com seu colega e com os demais membros da comunidade escolar, favorecendo a convivência harmoniosa. Como metodologia foram realizadas as seguintes atividades: leitura e interpretação de contos infantis e lendas; dinâmica da Caça ao Tesouro; elaboração da página do Jornal Gazeta do Sul "Letras de Chocolate" e dinâmicas diversas; diálogos entre alunos e coordenadores da Oficina; apresentações de slides; pequenos filmes; realização de trabalhos em grupos; dinâmica de integração "Salada de Frutas". Cada Oficina Itinerante teve duração de três a cinco encontros, sendo que em cada turma é abordado um tema gerador como: amizade, respeito ao próximo, cooperação, colaboração, saber ouvir o próximo. As Oficinas Itinerantes promovem ações preventivas que auxiliarão docentes e discentes no bom convívio em sala de aula e no ambiente escolar, assim como também dentro da sociedade onde a escola se faz presente hoje. Ocorreram momentos de avaliação e reavaliação das atividades propostas pelos bolsistas e coordenadora, para que juntos pudessem encontrar melhores formas de abordar o assunto valores com os discentes. Até o presente momento, pôde-se observar o envolvimento dos discentes, que se mostraram interessados pelos assuntos abordados e debatidos, sendo participativos nos encontros. O projeto terá continuidade até o final do ano letivo, alcançando, com isso, a participação efetiva de todas as turmas de anos iniciais da escola. É também uma proposta para continuidade nos próximos anos, pois nem todos os assuntos e temas serão abordados em todas as turmas, o que, com uma projeção de continuidade, poderá alcançar a totalidade dos discentes ao longo de cinco anos.

Palavras-chave: gestão - orientação educacional - formação escolar - formação social


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