"OS SALTIMBANCOS"- PERCEPÇÃO SOBRE A OBRA E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS DE QUINTOS E SEXTOS ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTUÁRIO

ALICE PEDROZO DE OLIVEIRA, ANANDA KONZEN JARDIM, DANIELA LUCIA ERDMANN, ANGELA COGO FRONCKOWIAK, ELEMAR GHISLENI

Resumo


Como bolsistas no Subprojeto Letras Português do PIBID/UNISC, apresentamos este resumo com o objetivo de expor nossas atividades durante o primeiro semestre de 2015, com alunos de quintos e sextos anos, em oficinas semanais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário. Baseando-nos no livro de Elie Bajard, Ler e Dizer, Compreensão e Comunicação do Texto Escrito, o autor nos mostra que o teatro envolve um jogo que se utiliza do corpo como uma ferramenta para instituir a linguagem. A compreensão da ideia contida em um texto surge dessa manifestação do lúdico e instaura uma comunicação de múltiplos códigos, convocando linguagens visuais e linguagens sonoras. Nesse brincar, somos envolvidos na aprendizagem de uma maneira prazerosa, o que contribui para potencializar o desenvolvimento do imaginário. Por esse motivo, trouxemos para nossos alunos a peça teatral Os Saltimbancos, de Chico Buarque. Utilizando um vídeo da peça e o livro, introduzimos o texto para o conhecimento dos alunos. Após discutirmos o mesmo, analisamos e construímos em grupo a compreensão das ideias que o texto propõe, como os valores da amizade, da união e da esperança de uma vida melhor, e trouxemos para a vida cotidiana esses valores, construindo em grupo essa compreensão. Como nos foi proposto pela escola, que fizéssemos oficinas atrativas e convidativas para garantir a permanência dos alunos nas mesmas, consideramos esse texto bastante prazeroso. Rendeu belíssimos trabalhos, com produção em conjunto de cartazes, e também com textos de produção individual. Na sequência das oficinas, confeccionamos maquetes para serem apresentadas e apreciadas na mostra de trabalhos da escola, pela comunidade escolar, bem como pelas famílias dos alunos, que têm a escola aberta neste dia para prestigiar o evento. Utilizando materiais de reciclagem, tintas, massinhas de modelar e muita imaginação, os alunos construíram cidades com base no texto Saltimbancos, onde os personagens buscam uma cidade ideal para viver. Em tardes de muita diversão, criatividade e aprendizado, nossas oficinas foram um sucesso. Com exceção de apenas duas desistências ao longo do semestre, nossos alunos se mostraram participativos e atuaram com muito empenho em todos os trabalhos que propusemos. Em uma avaliação final do semestre, nos deram inúmeras sugestões para as próximas oficinas, mas pediram que as mantivéssemos com o formato atual. Esses encontros nos fizeram evoluir nas nossas práticas como iniciantes à docência e a participação nessas oficinas criou laços de afinidade com os alunos e também com a comunidade escolar, que se mostrou participativa em nossas atividades. Nesses momentos, tivemos a oportunidade de refletir sobre o nosso papel de professores como instigadores da criatividade e imaginação, bem como da importância do uso do lúdico na aprendizagem e para estimular o interesse à leitura.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.