PESQUISA COMO MÉTODO DE ENSINO: A PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COM ALUNOS DA ESCOLA SANTA CRUZ
Resumo
Resumo: Este trabalho é resultante de um projeto realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UNISC, na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul - RS. Utilizou-se como fundamento teórico o ensinar pela pesquisa do professor Pedro Demo, especificamente no que concerne à concepção dos contributos sobre as práticas interdisciplinares e a resolução de problemas nelas decorrentes. O projeto é integrado pelas áreas de Comunicação Social e História da UNISC, o qual envolve alunos bolsistas e supervisores do PIBID, alunos da escola Santa Cruz e também bolsistas da Comunicação Social da Agência Experimental A4. O objetivo geral é capacitar os bolsistas de diferentes áreas do conhecimento para que consigam atuar e manter um projeto coletivo/ interdisciplinar aliando técnicas pedagógicas e conhecimentos específicos das diversas áreas envolvidas. Os objetivos específicos são estabelecer práticas e rotinas pedagógicas específicas dentro de um ambiente interdisciplinar; elaboração de material de divulgação no ambiente escolar; capacitação para uma prática interdisciplinar ampliando suas possibilidades cognitivas; instrumentalizar para a convivência em um mundo mais globalizado e conectado, aplicando os recursos das diversas mídias; capacitar os bolsistas do projeto a criarem a cultura da pesquisa voltada não apenas a práxis, mas alargando o horizonte e desenvolvendo uma visão mais holística; e, também, estimular a pesquisa dos problemas existentes nas atividades interdisciplinares. A metodologia está apoiada em pesquisa histórica, em coleta de imagens da escola e também entrevistas de pessoas que de alguma forma tem relação com ela como, por exemplo, ex-alunos e também um sargento do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (7º BIB), o qual falou em nome do mesmo. No que se refere ao resultante do projeto, intitulado "Eu te ensino História", há a produção de um documentário, dividido em quatro partes, que conta a história da escola. Por meio deste, fez-se um resgate da memória da escola onde buscou-se pelos primeiros colaboradores da mesma, bem como alguns alunos que por ela passaram, e também os depoimentos da atual diretora e de um aluno que estuda nela desde sua pré-escola. A conclusão deste trabalho de pesquisa é baseado na busca empírica da memória de uma escola, que é resultado de toda esta pesquisa, sobre um patrimônio da sociedade Santa-Cruzense. Mais que formar alunos simplesmente no sentido de serem capacitados para o trabalho, ela constrói cidadãos preparados para se inserirem num mundo onde a capacidade de reconhecer o seu semelhante como tal se tornou indispensável.
Palavras-chave: interdisciplinaridade; prática; Pibid.
Apontamentos
- Não há apontamentos.